CRM

Copel implanta Salesforce com Minsait

13/10/2021 18:17

O projeto teve início em fevereiro e automatizou processos que até então eram manuais.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Companhia Paranaense de Energia (Copel Mercado Livre), empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, adotou a solução Salesforce Industries com implantação da Minsait, empresa de consultoria de TI do grupo espanhol Indra.

Com início em fevereiro, o projeto automatizou processos que até então eram manuais, como a atualização da tabela de preços, fluxo de compra e venda de energia, abertura de casos, contratos, relatórios, entre outros.

“Quando decidimos entrar no mundo Salesforce Industries, nosso principal desejo era não precisarmos mais nos preocupar com planilhas e informações distribuídas e, assim, nossos analistas poderem focar na jornada e na experiência do cliente", explica Marco Vanin, energy trader da Copel Mercado Livre.

De acordo com Vanin, a ideia era garantir a adequação às normas e ao compliance da empresa, gerando valor para a Copel Mercado Livre se consolidar como uma plataforma de comercialização e serviços de energia.

Na prática, o Salesforce Industries, em nuvem, permite login na plataforma, onde se tem o acesso a todas as informações do cliente em uma única página.

Desse modo, é possível verificar contratos, enviar e-mails, propor novos negócios e mais atividades que auxiliam na tomada de decisão.

Segundo a empresa, a tecnologia também facilita a troca de informação e comunicação entre departamentos, assim como a antecipação aos concorrentes por meio do acesso a todas as informações necessárias.

A solução teria contribuído na otimização dos principais processos de negócios da Copel, além de ajudar a companhia com benefícios nas estratégias de crescimento, investimento e manutenção.

Outro benefício apontado é a agilidade no processo de atendimento, seja ele para vendas ou pós-venda, pois os clientes podem ser adicionados a uma comunidade onde conseguem acompanhar em tempo real o status de todos os chamados e fazer a própria gestão das contas que possuem.

As áreas de middle office, front office, back office e gestão teriam sido as mais impactadas positivamente pelo projeto.

“A parceria da Minsait foi fundamental para tornar realidade esse projeto na forma e no prazo que imaginamos”, destaca o energy trader da companhia.

Criada em 1954, a Copel atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, além dos setores de telecomunicações e distribuição de gás natural.

A companhia é a maior empresa do Paraná e a 35ª em faturamento do Brasil, contando com 46 usinas, e mais de 6,7 mil km de linhas de transmissão em nove estados.

No segmento de distribuição, é a 4ª maior empresa de distribuição de energia elétrica do Brasil, administrando mais de 200 mil km de redes com mais de 4,7 milhões de clientes.

A Copel criou uma comercializadora de energia em 1995, com a criação do Mercado Livre no Brasil, e foi a primeira a vender energia para consumidores livres. A Copel Mercado Livre foi criada em 2016 e, hoje, já é a maior do país em volume de energia comercializada.

A Minsait faz parte da Indra, que está no Brasil desde 1996. O grupo conta com mais de 8 mil profissionais e escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros.

Globalmente, a Indra fechou o ano fiscal de 2020 com receita de € 3 milhões e 48 mil colaboradores distribuídos em 46 países, além de operações comerciais em mais de 140.

Veja também

E-COMMERCE
Compasso compra Webjump

Empresa de tecnologia do UOL segue reforçando sua área de negócios Adobe.

PLANOS
Octa traz paquistaneses para o Brasil

Joint venture visa importar desenvolvimento de software do país.

NOMES
Diogo Bassi, ex-Petz, é CFO da Unico

Profissional fez um IPO bem sucedido na rede de petshops meses atrás.

OPÇÃO
Salesforce na nuvem da AWS no Brasil

Clientes da gigante de CRM poderão usar a nuvem pública a partir de dezembro.

CARGOS
Weiden vai para o conselho da Unico

VP de Engenharia foi contratada no ano passado e promoveu sacudida interna.

LEVOU
Accenture compra Experity

Empresa atua com CRM, CX e e-commerce de diferentes fabricantes.