McDermott: "Está vendo aquela startup ali? Nós compramos por um dinheirão".
A SAP pagou € 8 bilhões pela Qualtrics, uma startup especializada em tecnologia de pesquisa de satisfação de consumidores e empregados.
É a maior aquisição de uma companhia de software como serviço já feita pela SAP e, na indústria em geral, só fica atrás da compra da Netsuite pela Oracle, um negócio de US$ 9,3 bilhões fechado em 2016.
E no exatamente a SAP gastou todo esse dinheiro? A Qualtrics é um player importante em um mercado em alta, concorrendo com a SurveyMonkey, que recentemente abriu capital na bolsa.
Com 9 mil clientes e uma expectativa de faturar US$ 400 milhões em 2018, a Qualtrics estava ela mesma se preparando para fazer um IPO, com a expectativa de levantar US$ 4,3 bilhões.
A SAP então, meteu a mão no bolso e pagou quase o dobro desse valor. Já na aquisição da Concur, especializada em tecnologia para gestão de viagens corporativas, a SAP havia pago um preço salgado: US$ 8,3 bilhões, 20% acima do valor das ações da Concur na bolsa.
Em conferência com analistas, o CEO da SAP, Bill McDermott, comparou a compra da Qualtrics com a aquisição do Instagram pelo Facebook.
“Os players legados que levaram sua tecnologia dos anos 90 para o século 21 estão apanhando. Nós extinguimos os participantes existentes no mercado”, afirmou McDermott, exagerando muito na dose, uma vez que os competidores da SAP em diferentes nichos incluem Oracle, SalesForce, IBM e Microsoft.
A comparação com o Facebook tem alguma lógica. Assim como a rede social comprou novidades como o Instagram e o WhatsApp para seguir relevante, a SAP vem acrescentando empresas com produtos mais próximos do cliente final, para complementar a sua própria oferta, tradicionalmente forte no back office.
A Qualtrics é um player forte no segmento emergente de “customer experience”, conhecida pela sigla CX - não confundir com “user experience” e a sigla UX.