ATACADO

Martins monta marketplace com tecnologia SAP

13/11/2019 07:53

Projeto foi entregue pela FH e visa ser o maior do gênero no país.

Martins chega em qualquer lugar do país. Agora também pela Internet. Foto: DIvulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Martins, empresa mineira que está entre as maiores do segmento atacadista-distribuidor do país, criou um marketplace B2B baseado no software Commerce Cloud da SAP, em um projeto feito com consultoria da FH.

A plataforma Martins.com.br vinha operando em fase de testes desde o ano passado, quando faturou R$ 1 bilhão, com uma oferta de 25 mil itens à venda, desde um parafuso que custa centavos, até uma tevê de 80 polegadas, por exemplo.

A meta agora é atrair mais de um milhão de empresas no Brasil, triplicando a base de usuários, o que, na avaliação da Martins, tornará o marketplace o maior do mercado do país em “número de clientes”.

O investimento neste novo negócio, que inclui também cartão próprio, banco, maquininha, seguro e conta digital é da ordem de R$ 15 milhões.

O negócio tradicional da Martins é é abastecer pequenos e médios clientes do varejo alimentar, farmácias e perfumarias, lojas de agro e veterinária, material de construção, telefonia, eletro e informática.  

Agora, com o marketplace, quer ampliar a oferta de produtos. A plataforma oferece também itens de outros competidores, por exemplo.

“O Martins já é um marketplace desde que nasceu, quando o conceito sequer existia. O que estamos fazendo é digitalizar o modelo para expandir as possibilidades de atendimento aos clientes, que são o centro do nosso negócio por seis décadas”, afirma Flávio Martins, CEO da Martins.

As empresas do segmento precisam de novas ideias para gerar crescimento.

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, o setor faturou R$ 261,8 bilhões em 2018, uma alta de 0,8% frente ao ano anterior, ou, tendo em conta a inflação do período, uma queda de 2,95%.

Fundada em 1999, a FH é uma das maiores consultorias SAP do país, com 250 clientes ativos, 700 colaboradores e seis sedes – Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Joinville, Rio de Janeiro e Brasília. 

Recentemente, a companhia foi adquirida pela Itelligence, uma consultoria SAP alemã que é parte do grupo japonês NTT Data.

Veja também

APORTE
Gigante chinesa FTA investe na Truckpad

A empresa chinesa firmou ainda um acordo de cooperação técnica com a TruckPad.

ARMAZENAMENTO
Banco Carrefour: backup com Veritas

A instituição reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados.

LOGÍSTICA
Grupo Máxima compra startup Onblox

As soluções da Onblox serão incluídas no portfólio da MáximaTech.

STARTUP
Carrefour adquire 49% da fintech Ewally

O acordo prevê a opção de compra do controle após três anos.

VAREJO
Supermercados de SP buscam unificação com GS1

Uma nova empresa, com previsão de operar em setembro, vai oferecer uma plataforma unificada de dados.

GESTÃO
LTSConsulting é nova parceira SAP em Curitiba

A companhia atende a clientes como Votorantim, Casaredo, Neodent, Atlas, entre outros. 

MÁXIMA SISTEMAS
Aço Brazil: MaxPedido em vendas externas

A Aço Brazil atua como uma distribuidora independente de aço e derivados na região da Paraíba.

ATENDIMENTO
Marluvas adota CX com FH

A empresa vai criar uma plataforma de pedidos online para integrar os canais de venda.

GESTÃO
Rentcars.com adota SAP Business One

O projeto é conduzido pela Ramo Sistemas.

GESTÃO
Brilia adota SAP S/4HANA com ITS

Iniciado em dezembro de 2018, o processo de implantação foi finalizado em julho.