Carlos Bertholdi. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Avaya, fornecedora global de software de comunicação e colaboração, anunciou Carlos E. Bertholdi como o novo diretor geral da subsidiária brasileira da companhia.

Ex-diretor geral da unidade de Serviços de Estratégicos para região de Américas Internacional, Bertholdi terá o desafio de capitanear o projeto para impulsionar a área comercial da companhia em 2015.

Ele assume a liderança da companhia depois da saída do presidente Nelson Campelo, que deixou o cargo no final de novembro de 2014. Desde então, o cargo era ocupado interinamente por Marcio Rodrigues, diretor de operações da unidade local. De acordo com a assessoria de imprensa da multinacional, Campelo saiu da empresa para se dedicar a projetos pessoais.

De acordo com o novo diretor, os planos para a Avaya são de expandir o portfólio, reforçar vendas de soluções baseadas na nuvem, fortalecer as ofertas de colaboração e serviços, desenvolver alianças estratégicas, consolidar a atuação da companhia no midmarket e avançar regionalmente. 

O executivo responderá para o vice-presidente de Americas International, Gordon Blackie.

Com 25 anos de experiência no segmento de tecnologia e telecomunicações - dos quais 14 dedicados à Avaya - o executivo coordenou diversas frentes importantes na multinacional nos últimos anos, como os de vendas consultivas, Managed Services e manutenção.

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, Bertholdi traz no currículo Mestrado em Informática Aplicada pela PUC PR, e MBA em administração de empresas pelo EBS-IBMEC. Antes de ingressar na Avaya, o profissional passou por empresas como Lucent Technologies, Siemens, entre outras.

Segundo Bertholdi, o objetivo da companhia é ir além do fornecimento de tecnologias de ponta, trabalhando na otimização de operações dos clientes e criando diferenciação no mercado.

"A retomada da economia brasileira depende diretamente do aumento da produtividade e competitividade de todos os setores. Queremos otimizar a relação entre empresas, funcionários e clientes em um ambiente de colaboração e engajamento produtivo e integrado”, conclui Bertholdi.

A mudança no comando da companhia acompanha outras reformulações da empresa nos últimos meses. No final de 2014 a Avaya anunciou uma reformulação em seu plano para canais em 2015, de olho em uma simplificação de seus negócios.

Com a mudança, o objetivo é alinhar as estratégias da empresa e os parceiros do programa Avaya Connect Channel Partner, direcionando-os de acordo com o foco selecionado pelo canal, seja enterprise, midmarket ou ambos. 

No espaço de um ano a companhia dobrou o número de canais, passando de 70 para 134 parceiros. Regiões como Sudeste e Sul tiveram importantes ganhos durante o ano.