Direcional vai de Fluig. Foto: divulgação.

A Direcional Engenharia, companhia mineira de atuação nacional no segmento de construção civil, adotou o Fluig, ferramenta de colaboração da Totvs, para agilizar seus processos de gestão de documentos. 

Implantada em um projeto de três meses em 2014, a ferramenta serviu para resolver as dificuldades de comunicação entre o escritório central da companhia, em Belo Horizonte e as equipes de campo.

Com cerca de 11 mil funcionários, entre empregos diretos e indiretos, a empresa atua em doze estados no país - Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Conforme explica a companhia em nota à imprensa, o Fluig serviu como um ponto agregador de documentos da companhia, conferindo à matriz acesso imediato a relatórios do que ocorria nos acontecimentos em campo.

“Todos os documentos recebidos nas obras precisavam ser enviados à matriz por meio de malotes, assim como os apontamentos realizados em papéis e os contratos de admissão e demissão de funcionários”, explica a companhia.

Além da velocidade no compartilhamento de informações, também realizadas em dispositivos móveis (tablets e smartphones) a tecnologia reduziu em 50% o gasto mensal com transporte de documentos entre as obras e a sede. 

Outro ponto em que o Fluig facilitou processos internos da Direcional foi na parte de cadeia de suprimentos. Com a nova solução, apontamentos das obras chegam à empresa diariamente, facilitando o monitoramento do projeto e a tomada de decisões.

O atendimento aos chamados internos era outro importante desafio que pode ser endereçado com a ferramenta. A Direcional Engenharia recebia em torno de 11 mil solicitações por mês, o que foi aliviado com a criação de uma página de solução de dúvidas de funcionários dentro do Fluig.

A companhia estabeleceu um processo dentro da plataforma que automaticamente elimina requisições realizadas por funcionários que não tem autorização, evitando a necessidade de avaliações destas solicitações não permitidas.

Lançado em julho do ano passado, o Fluig roda na nuvem e inclui funcionalidades de GED, workflow e BPM integrados a conceitos de rede social.

Segundo dados divulgados pela Totvs, o Fluig já tem mais de 200 clientes no país. A lista inclui a gaúcha Lamb Engenharia, o grupo paranaense CR Almeida, controlador da concessionária EcoRodovias e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).