Valid fechou acordo com a T2 Software para soluções de rastreabilidade na saúde. Foto: Dima Sobko/Shutterstock.com

A Valid, provedora de soluções em meios de pagamento, telecomunicações, sistemas de identificação e certificação digital, que já atua com rastreabilidade de diversos produtos em outros segmentos, firmou parceria com a T2 Software para oferecer soluções especializadas na rastreabilidade de medicamentos.

A tecnologia pode por fim a falsificação de medicamentos, desvios de cargas que geram pontos de venda informais e outros problemas com impacto na segurança do paciente e na integridade das marcas de laboratórios e farmácias.

Uma lei da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que, até dezembro de 2016, todos os medicamentos produzidos no Brasil devem contar com um código bidimensional para monitoramento desde a produção até a chegada às drogarias. 

Ao final das adequações será iniciado o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, no qual todos os atores da cadeia farmacêutica devem armazenar as informações em sistemas especializados, para que a Anvisa possa fiscalizar o setor e garantir a segurança dos medicamentos. 

O controle também permitirá ação imediata para o recolhimento de medicamentos com erros de fabricação.

"A parceria faz parte da estratégia da Valid para agregar em seu portfólio soluções que complementem a oferta da empresa para o segmento de rastreabilidade”, afirma Zenio Rimes, diretor de Identificação da Valid.

Para o diretor da T2 Software, Rodrigo Klein, a parceria é a união de conhecimentos específicos que se complementam

“Trabalhamos em projetos pilotos para o desenvolvimento das nossas soluções antes mesmo da lei ser sancionada. Temos muito conhecimento prático para implementação. Com as soluções da Valid e da T2 Software, teremos um produto completo para os laboratórios se adequarem”, acrescenta Klein.

De acordo com estimativas feitas pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), os projetos de implementação de sistemas e equipamentos devem gerar um investimento de R$ 1,4 bilhão até 2016 apenas na adequação das linhas de produção.

A Valid é uma empresa brasileira que tem presença na Argentina, Espanha e EUA. Criada em 1957, hoje é a quarta maior produtora de cartões financeiros do mundo.  

Com um valor de mercado de aproximadamente R$2 bilhões, a companhia tem mais de 6 mil funcionários.