Moinhos Shopping, em Porto Alegre, Foto: divulgação.

A Aliansce Shopping Centers, administradora de centros comerciais de grande porte em dez estados do país, incluindo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, implementou um novo ambiente de TI em nuvem privada usando soluções da Dell.

Segundo a companhia, o projeto reduziu os custos de expansão, aumentou a mobilidade e eficiência no gerenciamento da infraestrutura de TI, consolidando as aplicações de Business Intelligence de forma centralizada.

O novo ambiente conta com máquinas virtuais em servidores blade Dell PowerEdge M620, utilizando o software VMware Vsphere, com infraestrutura conectada à rede por meio de switches Dell Networking 5548.

Para reforçar a disponibilidade, a Aliansce trocou sua solução de armazenamento anterior pelo Dell Compellent, e o funcionamento e a manutenção da infraestrutura ficou por conta do serviço Dell ProSupport com missão crítica.

Segundo Joaquim Santos Neto, CIO da Aliansce, a infraestrutura forneceu a escalabilidade demandada pela empresa, que tem estabelecimentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Alagoas e Pará.

Para o executivo, a preocupação era encontrar uma solução que suportasse o crescimento da empresa em seus empreendimentos, que desde 2004 foi 45%, em um data center otimizado.

“O ritmo de expansão da rede de shoppings não permite atrasos por parte da estrutura tecnológica da empresa. Se após a aquisição de um shopping, levarmos 60 dias para integrá-lo, significa prejuízo”, explica o CIO.

Santos Neto destaca que a nova estrutura tem capacidade de suportar o crescimento da companhia por, no mínimo, cinco anos.

Com base nos resultados obtidos pela implementação da solução, a Aliansce já adquiriu o segundo equipamento de storage Dell Compellent para a realização da migração do site de contingência da companhia.

No Rio Grande do Sul, a Aliansce é responsável pela administração do Moinhos Shopping, na capital, e em Santa Catarina, a companhia faz a gestão do Floripa Shopping, na capital catarninense, e o Shopping Park Europeu, em Blumenau.