Adriano Luz, CEO da Zyxel Brasil. Foto: Divulgação.

A distribuidora Alcateia firmou um acordo para oferecer soluções da Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em conectividade. 

O acordo busca incrementar a cobertura e a capilaridade da oferta de produtos para infraestrutura e segurança para pequenas e médias empresas (PMEs) e Internet Solution Provider (ISP) em todo o país. 

“Esse é um momento em que a Zyxel está precisando de um distribuidor que sofistique cobertura e capilaridade no mercado brasileiro. A Alcateia traz, com sua experiência, esses dois componentes para nossa estratégia de distribuição,” afirma Adriano Luz, CEO da Zyxel Brasil.

Com a aliança, a taiwanesa quer agregar ao seu programa de canais, já no primeiro trimestre, 90 novos parceiros, integradores e revendas de valor agregado focados em PMEs. A empresa busca alcançar verticais de governo, educação, hospitalidade, varejo e telecom. 

“A Alcateia é muito importante para o ecossistema de distribuidores da Zyxel, já que agrega uma cobertura considerável no Brasil e experiência ímpar no mercado de SMB, abrangência e relevância para nossos parceiros” informa Luz.

Para a Alcateia, o acordo integra mais um parceiro especializado no mercado SMB, com soluções de networking, segurança, e para provedores de internet, com capacidade de produzir produtos otimizados para ISPs.

“A Zyxel é empresa muito bem posicionada no mercado europeu e asiático, com todo o suporte local de engenharia, pré-vendas e aprimoramento de produtos. Voltamos a ter soluções completas para esses mercados. Com isso, nossa estimativa é mobilizar 400 canais especializados até o fim de 2017,” avalia o diretor da Unidade de Valor da Alcateia, Ulisses Souza.

Em maio de 2016, a Zyxel anunciou outros três parceiros para a distribuição de seus produtos em todo o Brasil: Infortel, distribuidora baseada em Porto Alegre; Axyon, de São Paulo; e Horus, de Brasília.

Além delas, a empresa também anunciou há um ano um acordo com a baiana Handytech.

Com 25 anos de mercado, a Zyxel é uma das principais do segmento de redes para PMEs na Ásia e Europa, com cerca de 400 mil empresas clientes e mais de 70 milhões de usuários finais.

Depois de uma tentativa de entrar no mercado nacional em 2009, a fabricante voltou a apostar no Brasil em 2016. Em janeiro a companhia anunciou um investimento de R$ 15 milhões para o país.

Fundado em 1984, o Grupo Alcateia tem mais de 200 colaboradores e mais de 12 mil clientes ativos. A empresa distribui diretamente mais de 50 marcas, como Intel, Apple, HP, Cisco, Sony, LG, Seagate, D-link, APC, Samsung, Acer, Wacom, Lenovo, Epson, Asus, TP-Link, entre outras.