Denoel Eller. Foto: divulgação.

A HP acaba de inaugurar em São Paulo o primeiro dos sete Centros de Excelência em Cloud Computing que pretende abrir no Brasil ainda em 2013.

O espaço inaugural usa infraestrutura da Planus, canal paulista da norte-americana que já anuncia outros parceiros para dar seguimento ao plano, dois deles no Sul: a gaúcha Teevo e a Sercompe, que atua no Paraná e Santa Catarina.

A carioca Decatron, a paulista Microsul e a brasiliense também se inserem na estratégia de fortalecimento do negócio de computação em nuvem da HP no país.

Nos HP Cloud Center of Excellence (CCoEs) são espaços de degustação de soluções em nuvem da HP.

“Os clientes podem experimentar como é criar e consumir serviços na nuvem, reconhecendo na prática os benefícios desta tecnologia”, explica Denoel Eller, vice-presidente de vendas do HP Enterprise Group no Brasil.

Um estudo global conduzido a pedido da HP revelou que 43% das empresas entrevistadas devem investir de US$ 500 mil a US$ 1 milhão por ano em cloud computing até 2020.

Questionadas sobre investimentos em nuvem privada, 78% das companhias afirmam que o farão nos próximos dois anos.

Eller conta que nos Estados Unidos e no Canadá, onde a tecnologia de nuvem é mais amplamente usada por empresas de todos os portes, já existem mais de 50 CcoEs.

“Os sites CCoE foram concebidos a partir do HP CloudSystem, uma plataforma integrada para construir e gerenciar serviços por meio de ambientes de nuvem privada, pública ou híbrida”, explica o vice-presidente.

Na ponta do portfólio, o Matrix Operating Environment faz a orquestração do HP CloudSystem e disponibiliza recurso de gerência que automatiza o controle do ciclo de vida da infraestrutura e da aplicação, otimizando o uso de servidores, storage e networking.

Além disso, administra a conformidade com políticas de segurança.

“A computação em nuvem é uma das áreas de tecnologia que mais cresce no mundo e a Planus já vem atuando neste segmento há quase dois anos, por meio da PlanusCloud, nossa oferta de nuvem pública”, explica Silnei Kravaski, diretor-executivo do canal paulista.

Segundo ele, a Planus foi, por anos, a maior fornecedora e integradora de computadores Compaq da América do Sul.

Após a aquisição da Compaq pela HP, a parceria se expandiu e hoje o canal é reconhecido como HP Specialist Partner em seis categorias.

A Planus também atua em serviços de NOC, outsourcing de impressão e backup.

Com cerca de 280 colaboradores, escritório em São Paulo, filial no Rio de Janeiro e presença na região de Campinas, a empresa possui também certificações em Microsoft e VMware, atendendo a clientes como Accor, TV Band, Siemens e Pernambucanas.

Para a HP, o parceiro reforça uma estratégia que esta semana também contou com o lançamento, na terça-feira, 11, da oferta de serviços em nuvem para o mercado enterprise no Brasil, o HP ECS-VPC (Enterprise Cloud Services – Virtual Private Cloud).

A plataforma é definida pela companhia como “a única nuvem híbrida brasileira”. Até agora, o serviço estava disponível apenas nos Estados Unidos, Alemanha e Japão.

“Como híbrida, definimos não apenas uma oferta de nuvem pública e privada, mas uma plataforma de cloud que permite trabalhar conciliando tanto o ambiente virtual, quanto o tradicional. Nós não oferecemos somente máquinas virtuais, mas também físicas, com soluções e gestão pagos como serviço”, ressalta o country manager da HP no Brasil, Luciano Corsini.