Antonio Coelho. Foto: divulgação/RBS.

Tamanho da fonte: -A+A

Antonio Coelho, ex-COO dos sites da RBS Guia da Semana, hagah e Oba Oba, é o novo líder da  Unidade de Desenvolvimento de Produtos Digitais do grupo de comunicações gaúcho, sediado no Tecnopuc, em Porto Alegre.

Antes de assumir sua última posição, em janeiro de 2012, o profissional passou quase 10 anos da Globo.com, onde saiu como líder de estratégias e plataformas web.

“Em larga escala, nosso desafio é liderar a transformação de um dos maiores grupos de comunicação do país em um player efetivamente digital”, explica Coelho.

O líder da unidade afirma que a meta é dobrar a equipe na Tecnopuc trazendo profissionais “do Brasil e do exterior”, sem abrir números.

Quando a operação no Tecnopuc foi aberta, em abril 2011, a RBS anunciou planos de chegar a 100 funcionários em poucos meses nas instalações, que totalizavam 1,1 mil metros quadrados.

A empresa é considerada a “âncora” de um núcleo de conteúdos digitais, usando mão de obra dos cursos de comunicação e tecnologia da universidade.

De lá para cá, o comprometimento da RBS com a sua linha de negócios digitais só aumentou. Ainda em 2011, com a formação de um braço de novos negócios do grupo, consolidado com a criação do fundo de investimentos e.Bricks em outubro de 2012.

Liderado por Fabio Bruggioni, ex-vice-presidente do Grupo Telefônica, o e.Bricks centraliza um investimento de R$ 300 milhões na compra de participações em oito empresas de internet feitas pela RBS.

Os movimentos incluem da agência digital Predicta aos sites de entretenimento Guia da Semana, ObaOba e Hagah, além das companhias de marketing e publicidade Grupo.Mobi e Hi-Midia. Completam a lista os sites de comércio eletrônico Wine.com.br, de vinhos, e Lets, de moda.

A RBS também gastou para trazer executivos com background digital para dentro da operação, como Nelson Mattos, vice-presidente de Produtos e Engenharia da Google para Europa e Mercados Emergentes, hoje um integrante do conselho de administração.

Mattos, um gaúcho que reside na Suíça, é um dos três conselheiros chamados independentes no board, grupo que inclui também o ex-chairman do Unibanco, Israel Vainboim, e o presidente da Tok Stok, Régis Drubule.

O conselheiro não é o único profissional ligado ao Google com conexões com a RBS. O grupo também trouxe Deli Matsuo, ex-gerente de RH do buscador na América Latina, para assumir a vice presidência de Gestão e Pessoas.

A aposta no digital é uma frente de expansão da RBS que não está limitada pelo seu papel como retransmissora da Globo para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.