A queda na venda de smartphones foi de 13,4% no ano passado. Foto: Vladimir Borozenets/Shutterstock.

Após cinco anos de altas consecutivas, o mercado de smartphones encerou 2015 em baixa na comparação com 2014. Segundo o estudo da IDC Brasil foram vendidos pouco mais de 47 milhões de celulares inteligentes no ano passado, queda de 13,4% na comparação com 2014.

Ainda de acordo com o levantamento da IDC, os feature phones encerraram o ano em queda de 74%, com 4,2 milhões de unidades comercializadas.

Embora as vendas tenham sido menores, a receita apresentou um crescimento de 1,2%, na comparação com 2014, ajudada pela alta de 17% no ticket médio, que passou de R$ 750, em 2014, para R$ 880 em 2015. 

“Os anos de 2013 e 2014 foram marcados pela popularização do smartphones. Em 2015, houve uma mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a investir em celulares mais caros. O aumento na receita foi influenciado por este novo comportamento dos usuários”, revela Leonardo Munin, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Munin ainda reforça que o ciclo de vida dos celulares, que era de um ano e meio, passou para cerca de dois anos. 

“Notamos que o consumidor está ficando mais tempo com um aparelho e preferindo, inclusive, fazer pequenos reparos. Isso acaba refletindo na venda de aparelhos novos”, completa.

O último trimestre de 2015 apresentou queda de 32% na comparação com 2014. Foram vendidos 11,6 milhões de celulares inteligentes no país. 

“Não tínhamos um último trimestre tão fraco desde 2013. Historicamente, o primeiro trimestre é o mais fraco nas vendas. Porém, 2015 foi bem atípico e os meses de janeiro a março tiveram a melhor média do ano. Nem as festas de fim de ano e a Black Friday foram capazes de incentivar o consumo na mesma proporção dos últimos anos”, afirma o analista da IDC.

Em 2014, as vendas de smartphones no Brasil representaram 42% da fatia total na América Latina. Em 2015, houve uma queda de 8%, com o país representando 34% das vendas totais de aparelhos na região.

Mundialmente, a comercialização dos celulares no Brasil representava 4,4% do total no ano de 2014 e, em 2015, passou para 3,4%. Mesmo assim, o Brasil ainda é o quarto maior consumidor em unidades, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Índia.

Para 2016, a IDC prevê uma retração de cerca de 13% do mercado de smartphones, com a venda aproximada de 41 milhões de aparelhos.