Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco. Foto: Divulgação.

O Grupo Di.Tech, empresa de desenvolvimento de sistemas de gestão da Itália para o varejo alimentar, vai abrir em São Paulo seu primeiro escritório fora da Europa. 

A chegada ao Brasil acontece a partir de uma parceria exclusiva firmada com a Consinco, desenvolvedora brasileira de software de gestão para supermercados, atacados e atacarejos.

No Brasil, a Di.Tech atuará com o nome Divalor. A operação brasileira deve representar entre 15% e 20% do faturamento total do grupo em até cinco anos. 

Em 2017, a marca italiana faturou € 16 milhões, o equivalente a R$ 64 milhões.

A aposta da empresa tem relação com a confiança na retomada da economia brasileira nos próximos anos. A companhia italiana vem acompanhando o comportamento do mercado brasileiros desde o início de sua aproximação com a Consinco, em 2014. 

Desde então, três produtos da companhia estão sendo testados em clientes da líder brasileira. Por aqui, a empresa vai atuar inicialmente com a venda dessas três ofertas, que buscam o aumento de eficiência e da produtividade das operações dos clientes. 

O primeiro produto é o Di.Vo, solução de voice-picking que permite aos operadores de centros de distribuição separar e apanhar os produtos “ditados” por um sistema de voz no smartphone. 

A segunda solução é ferramenta de precificação Ótimo. O terceiro produto é o Promoject, plataforma colaborativa de planejamento promocional, idealizada para facilitar o trabalho conjunto de equipes comerciais e de marketing.

“A presença da Di.Tech no Brasil nos últimos anos nos ajudou a aprofundar o conhecimento do mercado e, sobretudo, a fortalecer a parceria com a Consinco. Desse modo, estamos mais preparados para garantir o crescimento consistente no país”, diz Cosimo De Maria, diretor comercial e de marketing da Di.Tech. 

A Di.Tech e a Consinco têm portes semelhantes, pois a companhia brasileira faturou R$ 61 milhões em 2017, e foram fundadas na mesma época – a brasileira em 1990 e a italiana, um ano depois. 

Para empresa europeia, a parceira é importante porque o Brasil se apresenta como país promissor pelo maior potencial de expansão dos varejistas com atuação local em relação às oportunidades das redes italianas. 

A Consinco, por sua vez, amplia e aprimora sua oferta de soluções para atender demandas do mercado por sistemas cada vez mais especializados.

“A Divalor colocará à disposição do mercado brasileiro, tecnologia de ponta a preços mais acessíveis. Com a presença da Divalor no Brasil, fortalecemos o grau de confiança dos varejistas brasileiros na tecnologia italiana e no nosso atendimento ao cliente”, informa o executivo Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco. 

A Consinco tem 27 anos de mercado e conta com seus sistemas em 2,4 mil pontos de venda, com mais de 65 mil usuários cadastrados. 

Formada por um grupo de redes varejistas, a Di.Tech atua com escritórios na Romênia, de onde atende países como Alemanha e Eslovênia. Seus sistemas estão instalados em 50 empresas varejistas e em 250 produtores de bens de consumo.