BITS, na Fiergs. Foto: divulgação
Começa na terça-feira, 15, a Business IT South America (BITS 2012), que vai até a quinta, 17, na Fiergs, em Porto Alegre.
Braço da Cebit na América Latina, a feira é organizada pela Hannover Fairs, em cooperação com Softsul e Fiergs/Ciergs, que esperam para a segunda edição do evento local a participação de 183 empresas de 18 países.
Do total de companhias expositoras, 128 são brasileiras.
Além da exposição, a programação reúne os encontros de negócios “Al-Invest BITS 2012”, além do BITS Global Conferences, congresso organizado em parceria com a Softsul.
De acordo com José Antônio Antonioni, presidente da Softsul, 15 palestrantes, 18 painelistas, 17 apresentadores de cases e 26 moderadores já confirmaram presença no congresso.
O Bits Global Conferences é estruturado em três trilhas principais: TIC Revolucionando o seu Estilo de Vida e Relacionamentos, TIC Alavancando Negócios e Novas Tecnologias e Tendências.
Nas trilhas, serão tratados temas como redes sociais, cloud computing, mobilidade, segurança, infraestrutura, crowdsourcing, consumerização, realidade aumentada, entre outros.
“O congresso oferece aos participantes os elementos necessários para o sucesso profissional e empresarial: inovação em negócios e intercâmbio de conhecimento”, ressalta Antonioni.
Já Constantino Baümle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, destaca que o bom momento econômico do Brasil, além das perspectivas de negócios geradas pela iminência da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, são ponto-chave do evento porto-alegrense.
“O Brasil é considerado o mais promissor entre os Brics, visto como porta de entrada para a América Latina e Caribe por empresas estrangeiras do setor TIC”, destaca o presidente. “A ascensão das classes antes menos favorecidas, agora com renda disponível e apetite por novos bens e serviços, torna o mercado ainda mais atrativo”, comenta.
Olho na Copa e Olimpíadas
Segundo Baümle, alguns dos mais interessados nas oportunidades geradas pelos eventos esportivos no Brasil são fornecedores alemães.
Companhias da Alemanha, afiliadas a TeleTrusT (Associação de Empresas Alemãs de Segurança de TI), participam da Bits 2012 em um pavilhão exclusivo.
De acordo com Holger Mühlbauer gerente da TeleTrusT - que agrega mais de 130 associados -, soluções de segurança serão as estrelas da exposição.
“Além da exibição conjunta das empresas no pavilhão, estão agendadas reuniões com especialistas brasileiros de segurança de TI e um encontro fora do recinto do evento, com representantes de empresas alemãs e convidados brasileiros de diversos segmentos”, destaca Mühlbauer.