Certisign adota solução com Advanced. Foto: divulgação.

A Certisign, empresa brasileira do segmento de certificaçao digital, apostou na reformulação de sua infraestrutura de TI, em um projeto de novo data center e sistemas internos, realizado junto com a portoalegrense Advanced IT.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento e processamento das informações e a ampliação da segurança do ambiente, o projeto prevê melhorias no site Disaster-Recovery e a consolidação de servidores.

A partir deste cenário, a Advanced IT propôs uma solução que incluiu unificação dos bancos de dados em plataforma Sun Oracle, a aquisição de storages de alta performance e o licenciamento de todos os ambientes Oracle, em hardware e software, em seus sites do Rio de Janeiro e São Paulo.

A solução contempla também serviços de instalação, configuração e migração de dados, que serão realizados pela equipe de Infraestrutura da Advanced IT e da Oracle.

O valor investido não foi aberto, mas a aquisição foi feita no modelo de contrato Unlimited License Agreement (ULA), em que a empresa paga apenas uma taxa para ter um número ilimitado de licenças.

Com isso, a empresa de certificação estima que terá uma economia de 91% do valor que pagaria em licenças avulsas dos softwares utilizados.

Conforme o Diretor de Operações da Certisign, Bernardo Stille, a empresa trabalha com equipamentos Sun Oracle desde o início de sua operação, em 1996, e a mudança trará uma gestão mais centralizada, além do ganho em performance.

“Conforme os nossos serviços foram aumentando realizávamos as adequações necessárias. Em 2010 fizemos o nosso primeiro upgrade visando à consolidação dos sistemas, assim como adequando a nossa capacidade de entrega ao forte crescimento dos serviços”, afirma o executivo.

Segundo Stille, o desafio era tornar o ambiente de banco de dados mais homogêneo e mais robusto para suportar o crescimento da operação, dando maior escalabilidade, performance e segurança.

“Com novo projeto contratado em 2013, estaremos dando um importante salto de performance, segurança e disponibilidade visando atender todas as áreas da empresa, desde Operação Data Center, Operações e Financeiro, e claro, os serviços voltados aos Clientes", finaliza o diretor.

No mercado desde 1996, a Certisign já emitiu mais de 5 milhões de certificados digitais e está presente em todos os estados do país, com mais de mil pontos de atendimento. Segundo dados fornecidos pela empresa em 2012, a companhia tem um faturamento anual de R$ 50 milhões.

A Advanced IT atua nas regiões Sul e Sudeste do país desde 2003 e conta com clientes como Vonpar, Inmetro-RS, CEEE, Grupo Sinosserra, RGE, Unimed Porto Alegre, AGCO, entre outros.