Sede do BNDES no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.
Omiexperience e MarketUP, duas empresas de sistemas de gestão na nuvem, foram selecionadas pelo BNDES para serem indicadas pelo banco estatal para empresas que acessarem o canal MPME da instituição em busca de crédito.
Em nota, o BNDES explica que elas atuarão em “parceria com a instituição para ampliar o acesso ao crédito de micro e pequenas empresas” por meio plataforma online Canal MPME.
O banco diz ainda que as duas são as “primeiras”, o que dá a entender que outras companhias com o mesmo modelo de negócio podem fechar o mesmo acordo no futuro.
Tanto Omiexperience quanto MarketUP oferecem sistemas simples para gestão de processos como contas a pagar, controle de estoque, carteira de clientes e fornecedores, relatórios gerenciais e vendas.
As empresas foram finalistas do Desafio BNDES Fintech, concurso promovido pelo Banco em 2018, do qual participaram 34 empresas, que atenderam a requisitos como integração a plataformas digitais, digitalização de processos, blockchain e facilitação de crédito a MPMEs, entre outros.
“A parceria com fintechs é parte da estratégia de digitalização e open banking do BNDES, promovendo integração com soluções para melhorar a experiência dos clientes”, explica Marcelo Porteiro, superintendente de Operações e Canais Digitais do BNDES.
Para Omiexperience e MarketUP, o endosso do BNDES é um diferencial frente aos seus concorrentes.
O modelo de negócio das duas empresas é diferente.
O MarketUP é gratuito. O produto é endossado pelo Sebrae, que abriu um edital buscando uma empresa interessada em ceder os direitos de uso de uma solução de ERP incluindo nota fiscal, módulo de PDV e gestão de pessoas em 2013.