CONECTIVIDADE

TIM e Nokia lançam piloto de 5G para o agronegócio

14/05/2021 10:35

Projeto de rede standalone inaugurado no Mato Grosso é o primeiro para o setor no país.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A TIM Brasil, a Nokia e a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, com apoio do ConectarAGRO, lançaram em Rondonópolis, Mato Grosso, um piloto 5G standalone (SA) para o agronegócio, o primeiro do gênero no país.

Desde 2019, o ConectarAGRO, formado pela AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, já promove conectividade via banda larga 4G de 700 MHz para mais de 6 milhões de hectares de áreas rurais em todo o Brasil, sendo que mais da metade das propriedades têm até 100 hectares. 

Até o momento, mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias foram cobertos e mais de 600 mil pessoas em áreas rurais, beneficiadas. A meta da TIM é cobrir todos os municípios do Brasil com a tecnologia de quarta geração até 2023.

Com o 5G SA, a ideia é habilitar soluções aplicadas à colheita e ao manejo agrícolas, relacionadas tanto à gestão de equipamentos quanto à comunicação entre colaboradores — além de apoiar a inclusão digital no campo.

“Acreditamos que a conectividade é um bem essencial, não só para alavancar a economia brasileira, como também para aproximar pessoas e iniciativas, como hoje já é possível com o 4G e será potencializada com o 5G", afirma Paulo Humberto Gouvêa, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil.

A TIM está em seu segundo projeto da série de 20 que o Ministério das Comunicações (MCOM) apresentará até o final do ano usando o 5G em diferentes áreas.

Para atender o crescimento da demanda global por alimentos, o agronegócio prevê a utilização de tecnologias para digitalizar processos e controlar as máquinas, além de utilizar inteligência artificial e internet das coisas — com tratores autônomos, máquinas teleoperadas e drones com alta resolução, por exemplo.

"O investimento no agronegócio, motor da economia brasileira, faz parte do compromisso da Nokia na aceleração da digitalização do Brasil, estimulando a competitividade e a produtividade”, afirma Felipe Garcia, diretor de marketing da Nokia para o Brasil.

Em fevereiro, a Nokia também lançou um projeto com rede privada construída em 5G standalone (SA), porém em parceria com a WEG, empresa catarinense que é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, para acelerar e viabilizar o desenvolvimento de soluções em indústria 4.0.

De acordo com a empresa, uma rede 5G não-standalone permite a disponibilização mais rápida do 5G, já que o que acontece é a reutilização da rede de core 4G. Em uma arquitetura 5G de tipo standalone, não há dependência alguma do 4G.

Fundada em 1865 na Finlândia, a Nokia tem clientes provedores de serviços de comunicação que suportam mais de 6,4 bilhões de assinantes com suas redes de rádio, enquanto os clientes corporativos implantaram mais de 1,3 mil redes industriais em todo o mundo.

A companhia conta com mais de 220 grandes clientes corporativos, dos quais mais de 30 adotam 5G.

Já a TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. Em 2020, a empresa listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 1,8 bilhão, baixa de 49,1% em relação ao ano anterior.

Veja também

INVESTIMENTOS
BNDES e Qualcomm lançam fundo para IoT

Com R$ 240 milhões captados pela Indicator Capital, fundo é o primeiro do gênero na América Latina.

PESQUISA
Vivo, Ericsson e FEI terão centro de soluções 5G

Foco do projeto será em internet das coisas para o desenvolvimento da indústria 4.0.

NARRATIVAS
Ernesto Araújo coloca Huawei no holofote

Chanceler diz que foi pressionado para favorecer chineses com declarações.

POEIRA
Ivete Sangalo faz propaganda para Huawei

Ivete na TV, Michel Temer em Brasília. Chineses fazem ofensiva de imagem no Brasil.

DEFESA
Temer fará lobby pela Huawei

Gigante chinesa contratou ex-presidente para fazer um parecer sobre banimento no Brasil.

QUE COISA
Anatel não sabe direito onde tem banda larga

Associação de Provedores de Internet está atualizando as informações da agência reguladora.

VELOCIDADE
TIM: 5G DSS chega a 12 novas cidades

Depois de piloto em municípios menores, operadora avança para capitais em diferentes regiões.

PESQUISA
IBM, Flex e FIT anunciam centro para 5G

A Algar Telecom é a primeira companhia a participar de testes fim a fim com Open RAN no local.

FUTURO
As tendências tecnológicas de 2021

Internet 5G, cibersegurança e inteligência artificial são algumas das pautas.

APORTE
Monashees e Qualcomm Ventures investem na Azion

Com rodada série A, companhia pretende expandir plataforma de edge e acelerar a adoção do 5G.