Baguete
InícioNotícias> Huawei abre centro com Inatel

Tamanho da fonte:-A+A

DESENVOLVIMENTO

Huawei abre centro com Inatel

Júlia Merker
// quarta, 14/06/2017 15:01

A Huawei, em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), lançou hoje o Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC, na sigla em inglês). 

A Huawei abriu um centro em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Foto: Divulgação.

O CIDC permitirá que engenheiros e profissionais da Huawei e do Inatel desenvolvam conjuntamente soluções para operadoras no Brasil, além de incluir um centro de treinamento para estudantes do Inatel.

A iniciativa foi projetada para atender à crescente demanda na área de serviços e aumentar a colaboração da Huawei com a indústria local. 

“O novo centro conta com a mais alta tecnologia e padrões globais da Huawei, como laboratórios de última geração, equipado com ferramentas voltadas às principais demandas da transformação digital, tal como o crescente mercado da internet móvel e das OTT’s”, comenta Breno Santos, diretor de serviços da Huawei do Brasil.

O centro também permite o compartilhamento de conhecimento em tecnologia entre Huawei e Inatel.  

“Esta parceria reforça o compromisso do Inatel com o desenvolvimento tecnológico do nosso país e com a formação de excelência de nossos alunos, que saem de nossa instituição preparados para atender às demandas do mercado”, afirma diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques.

A parceria da Huawei com o Inatel acontece há alguns anos. Em 2012, o Instituto foi o primeiro credenciado no Brasil para treinar profissionais na certificação HANA – Huawei Authorized Network Academy, programa de treinamento entre Huawei e universidades em todo o mundo. 

Em janeiro de 2017, o Inatel passou a ministrar também os cursos preparatórios para certificação Huawei em Redes de Dados – HCDA e em LTE – HCNA destinados a profissionais que trabalham com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. 

Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações.

Júlia Merker