Schulz implementa solução fiscal da Totvs. Foto: divulgação.

A Schulz, fornecedora brasileira de soluções para o segmento automotivo e de compressores, implementou o software Totvs Inteligência Fiscal (TIF) para garantir compliance nas suas entregas à Secretaria da Fazenda.

A aplicação foi desenvolvida em parceria com o IOB, empresa especializada em dados empresariais, jurídicos e tributários que firmou uma parceria com a Totvs no ano passado.

O software analisa automaticamente documentos referentes ao cumprimento das exigências do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), auditando e validando os dados. Com isso, ele emite um relatório apontando inconsistências, classificadas em três níveis de risco.

Em novembro de 2014 o TIF foi implementado nas filiais da Schulz, em Joinville e na Paraíba, e, a partir janeiro deste ano, passou a realizar a operação da matriz da companhia, também em Joinville, controlando uma movimentação média de 15 mil notas fiscais por mês.

Nos últimos dois meses, a solução detectou e encaminhou para análise 79 divergências. Em comparação ao sistema utilizado anteriormente, este número é quase quatro vezes maior.

"Tal procedimento reduz a exposição da companhia a multas e punições, que poderiam ser aplicadas caso ela prestasse informações incorretas ou incompletas", afirmaram as empresas em nota à imprensa.

A companhia, que utiliza a versão 12 do software de gestão da TOTVS, tem todas as suas rotinas integradas. O TIF extrai as informações do ERP, gera o arquivo e importa o ambiente da Receita Federal para, então, fazer a validação e o envio dos relatórios. Todo este processo leva em torno de oito horas.

Sediada em Joinville, a empresa conta com aproximadamente 2,5 mil colaboradores, atendendo cerca de 70 países. O crescimento da operação criou a necessidade de automação de seus processos fiscais.

“A solução nos deu tranquilidade para trabalharmos com assertividade e dentro das exigências da legislação. A cada divergência encontrada, melhoramos as nossas rotinas, para suportar os nossos negócios de forma transparente e segura”, comenta Elenice Catarina, analista fiscal da Schulz.

Hoje a IOB conta com mais de 100 mil clientes de diversos portes e segmentos e, aproximadamente 1 mil colaboradores, distribuídos nas quatro filiais da empresa localizadas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, além da sede em São Paulo.

O Totvs Inteligência Fiscal é mais uma aposta da Totvs na linha de soluções “agnósticas”, no jargão da indústria de tecnologia para ferramentas que podem ser integradas com outras soluções.