Thiago Bertoletti, diretor da Vortigo.

Mobilidade é o novo negócio de Thiago Bertoletti, ex-sócio da DBC Company.

O executivo acaba de fundar a Vortigo, que deve atuar no mercado oferecendo soluções empresariais na área, inicialmente uma ferramenta de catálogo eletrônico batizada de VortigoCatalog.

A Kappesberg, fabricante de móveis de Tupandi, é a primeira usuária da ferramenta, que permite disponibiliza um catálogo virtual para o cliente, com funções agregadas de automação de força de vendas quando é voltada para o uso interno.

“É um software com um design muito bom que pode ser usado facilmente por pessoas sem conhecimento algum de informática”, afirma Bertoletti, destacando que a solução funciona offline em caso de falta de conexão e opera integrada com os sistemas de gestão do cliente.

A meta da Vortigo é fechar o ano com 10 clientes usando o VortigoCatalog. O produto foi desenvolvido pela também porto alegrense Nyvra, uma companhia especializada em mobilidade com clientes como iPlace, Tlantic, Cigam e Interage.

Bertoletti assumiu o desenvolvimento da força de venda e o suporte aos futuros clientes do produto e pretende concentrar seus esforços em mercados como os de seguros, calçadista e de farmácos.

São áreas com forças de vendas grandes para os quais um uso inteligente de tablets e smartphones pode trazer ganhos de produtividade no campo.

Hoje, a coisa não é bem assim. “Fui em um feira outro dia e um vendedor puxou uma planilha em papel de dentro do estojo do tablet. Um belo cliente potencial”, brinca, mas não muito, o empresário gaúcho.