TENDÊNCIA

Bosch abre espaço de inovação aberta em Curitiba

14/08/2019 10:58

O espaço tem parceria com o Distrito Spark CWB, localizado no prédio da FAE Business School.

O Curitiba Connectory é o primeiro da América do Sul. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Bosch inaugurou nesta terça-feira, 13, em Curitiba, o Connectory, espaço de inovação aberta focado em cocriação para impulsionar o desenvolvimento de soluções e novos modelos de negócios que envolvem Internet das Coisas (IoT) em diversos setores de atuação.

No Brasil, o Connectory tem parceria com o Distrito Spark CWB, localizado no prédio da FAE Business School, e tem como foco as áreas de agronegócio, transformação digital, IoT, indústria 4.0 e inteligência artificial.

O Curitiba Connectory é o primeiro da América do Sul, mas outras localidades, como Chicago, Guadalajara, Londres, Stuttgart e Xangai, também contam com um espaço da Bosch dedicado ao compartilhamento de experiências e conhecimentos que reúne startups, instituições de ensino e empresas. 

Cada Connectory foco em demandas e estratégias específicas da região onde está inserido e conta com parcerias alinhadas aos objetivos locais.

A Bosch, uma das pioneiras no desenvolvimento da Indústria 4.0, tem uma visão específica da tendência adaptada ao mercado brasileiro. A falta de maturidade dos parques industriais no país fez a empresa desenvolver um trabalho de desmistificação do conceito e criar uma solução focada no que é visto como essencial: os dados.

O cenário local fez a companhia trabalhar com um processo diferente do aplicado na Alemanha para atender às indústrias locais, com foco em sensores e análise de dados.

Para este ano, a estratégia de expansão da empresa no Brasil passa pelos investimentos em inovação, especialmente em novas ofertas ligadas a internet das coisas. Na América Latina, a Bosch mantém o patamar de investimento em torno de 3,5% do seu faturamento total em P&D, o que representou cerca de R$ 185 milhões. 

Em 2019, o Grupo Bosch completa 65 anos de Brasil. A empresa emprega cerca de 8,3 mil colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$ 5,3 bilhões no país.

Globalmente, o grupo conta com cerca de 410 mil colaboradores e gerou vendas de € 78,5 bilhões no ano passado.

Veja também

MAIS UMA
Salesforce adquire Clicksoftware por US$ 1,3 bilhão

O movimento acontece dois meses após a compra da Tableau por US$ 15,7 bilhões.

IOT
Bosch fatura R$ 6,5 bilhões na América Latina

A estratégia de expansão no Brasil passa pelos investimentos em inovação, especialmente em IoT.

STARTUP
Matchbox Brasil recebe aporte de R$ 1 milhão

O investimento foi liderado pela Superjobs.

INDÚSTRIA 4.0
ABB fecha acordo com Dassault Systèmes

Gigante de automação integra soluções da Dassault ao seu pacote de indústria digital.

ESPAÇOS
Partec Green tem salas no Tecnosinos

Prédio tem 11 andares de salas ecologicamente corretas em São Leopoldo.

FIDELIDADE
Juntos Somos Mais aposta em TI ágil

Companhia da Votorantim Cimentos recebeu há pouco o reforço de Gerdau e Tigre.

CARREIRA
WDC contrata diretor de novos negócios

Rodrigo Martini tem passagens por Commlogik, Seal e Axyon, da qual é um dos fundadores.

INOVAÇÃO
Veja as líderes em ações com startups

O ranking é liderado por Accenture, ISA CTEEP e Natura.