Foto: Pexels.

Salvos pela Tecnologia

COVID-19 causou devastação tanto no nível pessoal com global, e, no entanto, se essa pandemia tivesse nos acertado em qualquer outro momento dos últimos 2.000 anos, o efeito teria sido significativamente mais catastrófico. Imagine um mundo em que 80% da força de trabalho está confinada dentro de casa, 33% da população está desempregada, a cadeia de suprimentos global está massivamente perturbada, os médicos são obrigados a recusar pacientes, o distanciamento social é obrigatório e um pânico no suprimento de alimentos varre o país ao lado do maior aumento de vendas de armas de todos os tempos (dados específicos dos EUA).

Esta é uma receita completa para o caos total. No entanto, graças à tecnologia, as empresas continuam operando com algum grau de normalidade. Os sistemas de tecnologia têm cadeias de suprimentos protegidas; as comunicações remotas foram alavancadas nos setores da educação, serviços médicos, atendimento ao cliente, logística e entretenimento; e empresas essenciais, como comércio, seguros e finanças, continuam fornecendo serviços on-line. Em suma, a tecnologia desempenhou um papel vital ao permitir que nossa economia sobrevivesse.

 

Ganhadores vs Perdedores

Sempre que um desastre inesperado ocorre, há vencedores e perdedores. Os vencedores de hoje são telecomunicações, mercearia, comércio eletrônico, fintechs, mídia digital, artigos esportivos e gerenciamento de logística / armazém. Os perdedores incluem: indústria de combustíveis, turismo, academias de ginástica, hospitalidade, transporte, artes e entretenimento, governo local e economia compartilhada.

O que separa os vencedores dos perdedores? Os perdedores são neutros em termos de tecnologia e os vencedores são motivados por ela.

 

Os benefícios ocultos do COVID-19

O COVID-19, de certa forma, nos fortaleceu à medida que o mundo se tornou digital: as gerações mais antigas foram rapidamente doutrinadas a usar a tecnologia, o trabalho remoto acelerou a transformação digital, o comércio on-line estimulou a competitividade de preços e nossa capacidade de permanecer conectados e alavancar a tecnologia para cadeia de suprimentos e operações de negócios quadruplicou.

Mais concretamente, o trabalho remoto aumentou a produtividade horária em aproximadamente 40%, com o tempo real de trabalho por dia passando de 5,23 horas para 9 horas. A participação nas reuniões passou de 70% para 90% e as operações de negócios estão diminuindo. O distanciamento social produziu colaboração e comunicação mais próximas, com equipes gravitando em direção a videoconferência e telefone (o uso de e-mail diminui em 30%).

Tudo isso levou a uma rápida injeção da globalização. Pela primeira vez, temos uma consciência global coletiva compartilhada e uma aceitação global de equipes distribuídas.

 

Então, o que aprendemos?

Um novo nível de perfeição nasce frequentemente de eventos devastadores, como é o caso do COVID-19. Por mais terrível que tenha sido, estamos aprendendo cada vez mais, não apenas sobre como a humanidade pode ser resiliente, mas também sobre como todos nós somos adaptáveis. Dentro de alguns meses, nossa civilização passará por uma evolução para melhor. Este é um novo começo. Vamos abraçá-lo e construir sobre ele.

 

A Avenue Code

A Avenue Code é a principal consultoria de software para soluções de evolução digital em todas as vertentes. Desde2008, firmamos parcerias com empresas da Fortune 100 e organizações corporativas em todos os setores para acelerar a inovação. Sediada em São Francisco, temos escritórios no Brasil, Canadá e Holanda.