Luther Peczan, Renato Paiva e Cyrille Reboul, com Felipe Neto no monitor. Foto: Divulgação.

A Webedia, multinacional francesa que controla sites como o AdoroCinema e o TudoGostoso, adquiriu o controle acionário da Paramaker, maior network brasileira de canais no YouTube, fundada por Felipe Neto. Os valores do negócio não foram divulgados.

Com a nova configuração, Felipe Neto assume o cargo de Chief Creative Officer (CCO) da Paramaker. Já Luther Peczan, vice-presidente de conteúdo da Webedia, assume o posto de CEO da nova Paramaker. 

“A Webedia é o parceiro ideal que eu buscava para continuar a missão da Paramaker de mudar o cenário do entretenimento brasileiro. A força das marcas e o conhecimento do mercado publicitário da Webedia é uma oportunidade sensacional de trazer sempre mais investimentos para os YouTubers”, comenta Neto. 

A Webedia afirma, em nota, que a principal missão de Peczan é consolidar a relação com os YouTubers parceiros da Paramaker. Para isso, a empresa planeja  a construção de estúdios de gravação no Rio de Janeiro e em São Paulo, que serão oferecidos aos donos de canais no YouTube. 

Além disso, Peczan quer focar no desenvolvimento da colaboração entre os sites da Webedia e os criadores de conteúdo. 

“Já está prevista a presença de integrantes da network na próxima E3, em Los Angeles, junto ao time do portal IGN, de games, por exemplo”, conclui Peczan.

Os planos da Webedia também prevêem a criação de canais de YouTube para as principais marcas do grupo, como o recém-adquirido Tudo Gostoso, AdoroCinema, PurePeople e IGN. 

Renato Paiva, vice-presidente comercial da Webedia no Brasil, será o executivo responsável pela operação comercial e de marketing da nova Paramaker. 

“Os YouTubers são hoje os maiores influenciadores do público jovem brasileiro, e ter a oportunidade de combinar a influência deles com a força dos nossos verticais vai nos permitir ser ainda mais relevantes para os nossos clientes”, diz.

A Paramaker gerencia mais de 5 mil canais no YouTube e oferece suporte e consultoria para novos produtores do site que buscam profissionalização. 

Dentre os canais mais populares estão o 5inco Minutos, da Kéfera Buchmann, com 5,7 milhões de inscritos; o Eu Fico Loko, do Christian Figueiredo, com 3,3 milhões de inscritos; e Rezendeevil, o YouTuber com o maior número de views mensais do Brasil e 3,5 milhões de inscritos.

A empresa começou a partir do canal Não Faz Sentido, criado por Felipe Neto em 2006, que deu origem ao Parafernalha.

Fundada em 2008, a Webedia uniu-se, em 2013, com a Fimalac, companhia de investimentos liderada pelo bilionário Marc Ladreit de Lacharriere, acionista da agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings. 

No Brasil, a Webedia faturou R$ 8 milhões em 2014 e projeta dobrar esse valor até dezembro, sem contar as aquisições. Globalmente, a companhia prevê um faturamento de € 95 milhões em 2015.