Infor tenta abordagem inédita no Brasil com a Ingram. Foto: Divulgação.
A Infor acaba de fechar um contrato com a Ingram, tornando a empresa a primeira distribuidora da multinacional de sistemas de gestão na América Latina.
Pelo acordo, os canais ligados à Ingram poderão vender software de gestão de ativos, armazéns, controle de orçamento e os sistemas de gestão da Infor (para quem gosta de siglas de três letras em inglês: EAM, WMS, EPM e ERP, respectivamente).
“Ainda existe bastante espaço para crescer em TI no mercado brasileiro, e a Ingram Micro nos ajudará a ampliar nossa cobertura no país e a fazer negócios com o setor público”, afirma Volker Lafrenz, vice-presidente e gerente geral da Infor Latam.
Para Marcelo Kempinski de Medeiros, senior channel manager da Infor, a Ingram será um “multiplicador para alcançar verticais específicas por indústria em todo o país”.
Hoje a Ingram Micro Brasil distribui soluções de mais de 100 grandes marcas, sendo cerca de 50 de software.
Empresas de software de gestão empresarial, no entanto, normalmente constroem e controlam todo o seu canal de vendas indiretas. Acordo com grandes distribuidoras como a Ingram não são comuns.
Mas o fato é que vendas indiretas nunca foram o forte da Infor no Brasil.
Em 2011, elas representavam 25% do total e a empresa tinha a meta de subir elas para 50% em três anos.
Não se sabe se essa meta foi atingida ou não. Questionada sobre o tema canais, a Infor disse por meio da assessoria de imprensa que continuará atuando diretamente com canais que já estavam em seu ecossistema antes de assinar a parceria com a Ingram Micro e/ou por “questões estratégicas”.
A empresa disse que não abriria o número de canais brasileiros, porque a Infor não abre números regionais.