por Sercompe
FUTURO

HPE Alletra: infraestrutura moderna para gestão de dados

14/09/2021 10:10

Uma arquitetura ultraeficiente que oferece desempenho rápido e consistente.

Tamanho da fonte: -A+A

4 de maio de 2021, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a nova visão para armazenamneto e gestão de dados do futuro. Essa visão inovadora mudará a forma das empresas administrarem e disponibilizarem recursos de armazenamento de dados, reduzindo significativamente o tempo de provisionamento, alocação do workload de dados e permitir a mobilidade das informações entre plataformas. Unificar e acelerar os dados – no núcleo, na borda ou na núvem - agregando valor aos dados.

Um desafio chamado Complexidade

Acelerar a transformação digital é o desafio das empresas atualmente e, claro, fatores de competividade e recentemente a pandemia de COVID-19 impulsionaram esse tema entre os CIOS  e profissionais de tecnologia da informação. Segundo uma pesquisa realizada pela ESG , 93% dos executivos entrevistados apontaram a complexidade dos sistemas de armazenamento de dados atuais como fator crítico, que dificulta a evolução da transformação digital de suas respectivas organizações. Essas complexidades vão de hardawre e software discrepantes, fragmentação das informações, processos manuais e silos. Essa combinação de fatores traz ineficiência operacional, pouca agilidade e aumenta o risco para o negócio, além de atrasar os processos de inovação que a empresa necessita adotar.

Mudando o jogo 

UNIFIED DATAOPS (Operação de dados unificada) é a visão da HPE para uso da plataforma inteligente de dados. Uma nova experiência que elimina os silos e a complexidade de gerenciamento, acelerarando a transformação digital conduzida por dados. Uma combinação de automação centrada em dados, operações nativas da nuvem e conduzida por Inteligência Artificial.

Permite conectar os aplicativos à infraestrutura, os inovadores aos dados e a automação por meio de experiência de nuvem consistente, onde quer que os dados estejam armazenados. Com o HPE UNIFIED DATAOPS, o gerenciamento de dados e infraestrutura é feito de forma nativa pela nuvem através de um controle global baseado em SaaS, eliminando a necessidade de softwares de gerenciamento dos sistemas de armazenamento no local.

Com o uso de políticas centradas em dados e automação, a orquestração é realizada de forma abrangente, da borda à nuvem. O gerenciamento se torna simples e eficiente a maneira de como os dados são acessados, protegidos e mobilizados.

O uso de automação conduzida por inteligência artifical é uma vantagem que as empresas podem tomar. Essa abordagem vai além da infraestrutura gerenciada 24 horas por dia e 7 dias por semana. O uso da infraestrtura de dados conduzida por Inteligência Artificial elimina as suposições, melhora o desempenho das aplicações de negócios, otimiza a utilização de recursos detectando de modo preventivo potenciais ameaças e vulnerabilidade , mobilizando os dados onde for preciso.

Uma visão : Três Componentes 

HPE UNIFIED DATAOPS combina três componentes essenciais para revolucionar a experiência de dados e infraestrutura:

 

alletra-1

Fig.1 – VISÃO 360° do HPE UNIFIED DATAOPS.

 

Data Services Cloud Console - Arquitetado como um destino único para otimizar o acesso, a proteção e a mobilidade dos dados da borda à nuvem, o HPE Data Services Cloud Console permite  que as organizações acelerem a inovação conduzida por dados, proteger dados em todos os lugares e mover dados de forma inteligente, em diferentes tipos de nuvens. É uma console beseada em SaaS que fornece um conjunto de serviços em nuvem projetado não apenas para permitir a agilidade operacional da infraestrutura de dados em toda parte - mas para unificar as operações de dados.  Uma combinação de capacidades, que automatiza e orquestra a infra-estrutura integrada e os fluxos de trabalho de dados e que transforma operações complexas de dados em uma experiência de gerenciamento de dados simplificada através das nuvens.

Infosight - HPE InfoSight usa o poder do machine learning, baseado na nuvem, para estimular a inteligência global e os insights, desde sistemas de armazenamento, recursos virtualizados e servidores. Oferece operações autônomas alimentadas por IA, reduzindo o tempo para resolução de problemas, menos escalação de equipes de suporte e melhorar de forma contínua a operação da infraestrutura e o desempenho das aplicações. Ao longo de uma década, o HPE Infosight analisou padrões de aplicações em de 1.250 trilhões de pontos de dados, transformando a forma de gerenciar o sistema de armazenamento e evitando milhares de interrupções. Como resultado, os clientes HPE economizaram mais de 1.5 milhão de horas de trabalho. 

ALLETRA – O mais novo integrante do portfólio de soluções de armazenamento de dados. O HPE ALLETRA é uma infraestrutura de dados nativa da nuvem com o HPE Data Services Cloud Console. Juntos, oferecem  uma experiência de operação e consumo em nuvem, onde quer que os dados residam. O HPE ALLETRA abrange sistemas otimizados para carga de trabalho, oferecendo flexibilidade arquitetônica sem a complexidade do gerenciamento de armazenamento tradicional, tudo com o suporte das garantias de 100% de disponibilidade  para suas cargas de trabalho de missão crítica.  Com a tecnologia HPE InfoSight, o HPE ALLETRA fornece um modelo preditivo de suporte e gerenciamento que prevê e evita problemas – de armazenamento à máquinas virtuais. A mesma tecnologia permite que o HPE ALLETRA transforme a experiência de suporte, por meio de recomendações e insights preditivos.. Além disso, as recomendações conduzidas por IA melhoram o desempenho, geram maior disponibilidade e otimizam a utilização e o planejamento de recursos.

Simplicidade e Agilidade – Pontos “chave” do HPE ALLETRA 

 

alletra-2

Fig.2 – HPE ALLETRA com Data Services Cloud Console.

 

Implantação simples: Novos sistemas são descobertos, integrados e configurados automaticamente. Em minutos, a infraestrutura de dados é liberada. Basta conectar o sistema de armazenamento à rede. O HPE Data Services Cloud Console foi projetado para fazer todo o processo de automação do novo sistema, com a agilidade de nuvem e total segurança. 

Provisionamento baseado em intenção: Eliminar as suposições e as planilhas. Mude o provisionamento de armazenamento com base em um processo manual centrado em LUN para uma abordagem baseada em intenções, conduzida por IA, em que o contexto em tempo real para espaço livre de recursos e SLAs específicos de aplicativo selecionam automaticamente onde os dados são armazenados e protegidos. 

Atualizações invisíveis : Use novos recursos e aprimoramentos instantaneamente por meio de atualizações fornecidas pela nuvem. Tudo é entregue como serviço, garantindo que você permaneça atualizado, sem nenhuma interrupção. Gerencie suas infraestruturas de dados ao longo de todo o ciclo de vida com uma experiência de usuário intuitiva e baseada em software como serviço (SaaS), acessível de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. 

Consumo como serviço:. Escolha opções de consumo flexível; ou consuma recursos como serviço atravpes do HPE GreenLake para liberdade de pagamento conforme o uso e expansão e redução; ou opte por uma solução completa e pronta para uso que é gerenciada para você.

CONHEÇA O HPE ALLETRA 

Desenvolvido para atender as principais aplicações de negócios, do tradicional ao moderno, o HPE ALLETRA é otimizado para diversas cargas de trabalho, com uma arquetutura flexível e escalável, eliminando a complexidade dos sistemas de armazenamento de dados tradicionais, atendendo a qualquer SLA com o desempenho, resiliência e eficiência. 

Desempenho totalmente acelerado por NVMe - Os sistemas HPE ALLETRA suportam tecnologia “full” NVMe, consolidando cargas de trabalho de missão crítica tradicionais e modernas em escala e sem concessões. O sistema HPE ALLETRA 9000 oferece a melhor densidade de desempenho de armazenamento da categoria – com mais de 2M de IOPS  — e suporta comprovadamente 96 nós SAP HANA®, em apenas 4U.

Resiliência absoluta - A inteligência conduzida por IA e a plataforma sem ponto único de falha do HPE ALLETRA  oferecem, juntas, 100% de disponibilidade garantida para suas cargas de trabalho de missão crítica, atuando de forma preditiva e preventiva, reduzindo interrupções no sistema de armazenamento de dados, servidores e máquinas virtuais. 

Segurança de ponta a ponta - Atender aos requisitos de conformidade com segurança integrada. Uma infraestrutura de dados criptografados FIPS 140-2 segura, ajuda a garantir a conformidade das informações armazenadas nos sistemas HPE ALLETRA.

Proteção de dados para diversas localidades - Estender a proteção de dados com reconhecimento de aplicativo para a nuvem e atender a qualquer RPO e RTO, com sistemas conectados de forma local até distâncias metropolitanas., o HPE ALLETRA permite replicar dados de forma síncrona e apresentar um sistema de armazenamento disponível para os Servidores (hosts) conectados.. 

O HPE ALLETRA é composto de duas linhas de produtos, proporcionando a agilidade e flexibilidade necessárias, da borda à nuvem.

 

alletra-3

Fig.3 – HPE ALLETRA 9000.

 

O HPE Alletra 9000 é ideal para cargas de trabalho de missão crítica sensíveis à latência e requisitos de disponibilidade extremos. Uma plataforma única, composta de controladoras “multi-node” e totalmente ativa, com paralelização em grande escala para desempenho consistente e previsível. Permite consolidar aplicações de missão crítica tradicionais e de próxima geração, com latência ultrabaixa e garantia de 100% de disponibilidade . Com tecnologia “full” NVMe, o HPE Alletra 9000 oferece a melhor densidade de desempenho em apenas 4U. Pensando na continuidade dos negócios, o HPE ALLETRA 9000 permite o failover automático entre os sistemas de armazenamento locais ou remotamente conectados, modernizando e estendendo a proteção de dados até a nuvem.

 

alletra-4

Fig.4 – HPE ALLETRA 6000.

 

O HPE ALLETRA 6000 é ideal para cargas de trabalho críticas,  para os negócios que possuem SLAs rígidos de disponibilidade e desempenho. Uma arquitetura ultraeficiente que oferece desempenho rápido e consistente, além da eficiência de dados líder do setor. Os serviços de dados sempre em operação e a inteligência de reconhecimento de aplicativos ajudam a eliminar compensações de desempenho e eficiência. Uma solução de armazenamento resiliente para as organizações, com disponibilidade de 99,9999%  e atende aos SLAs de recuperação de dados de maneira rápida e simples - no local e na nuvem.

Com estas características, o HPE ALLETRA entrega sistemas otimizados para o armazenamento e gestão de dados do futuro. Ajuda as organizações na transformação digital e adoção de modelo orientado a dados, com flexibilidade, sem complexidade, com escala previsível não disruptiva e de alto desempenho, tudo com o suporte das garantias de disponibilidade e gerenciamento nativo de nuvem, através de um único console baseado em SaaS.

Mais informações:  https://www.hpe.com/br/pt/storage/alletra.html

Entre em contato com a Sercompe e saiba mais sobre HPE ALLETRA, a infraestrutura moderna para gestão de dados do futuro.

*Por Marcelo Evangelista, Storage & Data Services Specialist na Hewlett Packard Enterprise.