ENTIDADES

Márcio Girão assume ConTIC

14/09/2021 08:46

Novo presidente da confederação é conhecido na política setorial de TI.

Vem aí um novo Sistema S? Foto: Embrapa.

Tamanho da fonte: -A+A

Márcio Ellery Girão Barroso é o novo presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), entidade do setor de tecnologia fundada em outubro de 2017 com grandes ambições.

A Contic une a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) e da Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra).

Pelo que parece, as federações vão fazendo uma rotação no comando, em mandatos de um ano. Girão, que foi presidente da Fenainfo entre 2010 e 2016, assume no lugar de Vivien Mello Suruagy, que já havia presidido a Febratel.

“A ConTIC tem um grande capital intelectual capaz de contribuir para o desenvolvimento do país. Não existe país que não tenha nas TICs como principal insumo de apoio ao desenvolvimento”, afirma Girão.

O engenheiro, uma cara conhecida na política setorial de TI, começou a carreira nos anos 70, na Promon Engenharia, passando nos anos 80 pelo cargo de CIO na BP Mineração.

No final dos anos 90, o Girão assumiu o cargo de diretor executivo na Riosoft, o agente da Softex no Rio de Janeiro, assumindo já em 2003 o comando da própria Softex.

Girão passou ainda por cargos de diretoria na Finep, a financiadora de projetos de inovação do governo federal, entre 2016 e 2019.

A prioridade de Girão, assim como dos seus antecessores, é o avanço do projeto de lei 10.762/2018, que cria o Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Modelado no que é o Senac para a indústria, o Setic seria parte de um novo “sistema S”, ligado ao Contic, que, pelas regras de financiamento do sistema sindical patronal, poderia receber recursos de até R$ 1 bilhão do governo.

Caso o imposto sindical retorne, o que não pode ser descartado, a Contic também seria destino de uma parcela do imposto sindical recolhido na ponta por sindicatos patronais nos estados.

Veja também

VAGA
Brasscom ganha corrida pelo CNPD

Entidade de TI superou candidatura da Assespro e dos meios de comunicação.

SINDICATOS
Serrano assume Contic

Edgar Serrano é presidente da Fenainfo.

DADOS
Igrejas fora da LGPD?

Projeto de lei coloca “entidades filantrópicas” fora da nova lei de privacidade de dados.

REGRAS
ANPD facilita LGPD para pequenos

Lei de privacidade de dados deve ter versão mais light para startups.

CONTINUIDADE
Lideranças reeleitas na Softex

Marcos Pereira, Ruben Delgado e Diônes Lima seguem nos seus cargos no próximo biênio.

UNIÃO
Regionais da Assespro fazem aproximação

Ações conjuntas entre as regionais da entidade no RS, PR, RJ e AL.