Fernando Lobo. Foto: divulgação.

A Aerohive, multinacional especializada em soluções de rede e acesso wireless, quer impulsionar seu crescimento na vertical varejo, apostando na tecnologia de beacons e inteligência para atingir seu objetivo.

Na América Latina há cerca de três anos, a empresa se destacou no país em verticais como saúde, educação e setor público. Entre clientes da empresa estão insituições como Hospital das Clínicas de São Paulo, e o Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Segundo o diretor da empresa para América Latina, Fernando Lobo, atualmente conta com 158 clientes no país, representando aproximadamente 60% do faturamento na região.

Conforme os últimos resultados globais divulgados pela companhia, a receita total para o segundo trimestre de 2014 foi de US$ 37,6 milhões, um aumento de 34% em comparação com os US$ 28 milhões do segundo trimestre de 2013.

O plano de crescer em varejo vai além da oferta de novos produtos. A empresa está investindo em equipe para reformular sua oferta para a vertical varejo, assim como para outros segmentos da companhia.

Embora a presença no varejo brasileiro ainda seja pequena, Lobo ressalta que o know-how da marca no exterior é grande. Nos Estados Unidos, a rede de food service Chipotle conta com conectividade e aplicações em uma rede 100% da Aerohive.

"Na Colômbia, temos o case da rede Olímpia, com mais de quinhentos supermercados no país, que usam nossas soluções de rede", afirma o executivo.

Para Lobo, soluções como beacons e análise de presença são grandes apostas para conquistar o mercado varejista brasileiro. Os beacons, sensores instalados em áreas específicas em lojas, podem servir como indicativos de movimentação de clientes, dando estimativas e subsídios para análise de comportamento dos consumidores.

"Com beacons é possível saber em que partes da loja o cliente passou mais tempo, se a visita se converteu em compra, ou até mesmo quais lojas concorrentes foram visitadas", explica o diretor.

Aplicações de análise de presença, somadas a recursos como câmeras, também tem finalidades semelhantes. Para Lobo, ao oferecer estes serviços de inteligência de venda, a empresa quer ir além do fornecimento de soluções de conectividade.

"Uma loja que quiser colocar nossos equipamentos para disponibilizar wi-fi grátis para seus clientes, pode também ativar estes recursos, usando os mesmos equipamentos, sem pagar mais por isso", destacou o diretor.

Para o executivo da Aerohive, com esta postura, o plano é favorecer as revendas da companhia - na América Latina são 83 e no Brasil, 43.

"Já fazemos nossos equipamentos com estes recursos incluídos, ou com a possibilidade de atualização para incluí-los. Para as revendas, fica a oportunidade de customizar os projetos junto aos clientes e fazer o acompanhamento do uso", afirma Lobo.

Por falar em distribuidores, nesta terça-feira, 14, a empresa anunciou a AT4 Solution como seu novo distribuidor no mercado local. A empresa se junta ao grupo formado por Westcon, Arrow e Axyon.

A empresa brasileira será responsável pela distribuição de toda a linha de produtos da Aerohive com ênfase no mercado educacional e corporativo, disponibilizando soluções de alto valor técnico agregado.

Globalmente, a empresa tem mais de três mil clientes, atendidos via escritórios próprios, distribuidores ou unidades de vendas indiretas. O portfólio reúne soluções de arquitetura wi-fi cooperativa, de gerenciamento via redes públicas ou privadas, roteamento e VPN.