Fundado em 1953, o Grupo Oxford atua com as marcas Oxford, Biona e Strauss. Foto: divulgação.

O Grupo Oxford, que atua no segmento de produtos para casa, adotou a solução de Management da Lincros, startup voltada ao segmento de logística de transportes, para gerir a operação da companhia.

A empresa buscou no mercado um sistema aderente, que pudesse ser gerido de forma integrada ao ERP utilizado pela companhia, e encontrou isso na ferramenta da Lincros, que faz parte de uma plataforma TMS da empresa.

Segundo a Lincros, o Management envia diretamente para o ERP da companhia as faturas aprovadas para pagamento, bloqueando divergências e facilitando sua análise, além de reduzir o pagamento de contas em duplicidade.

Agora a ferramenta apoia a gestão de cerca de R$ 20 milhões em conta frete ao ano na Oxford, que atende mais de 7 mil clientes varejistas de todo o país mensalmente — com produtos que vão desde porcelanas e cristais até linhas de itens para cozinha.

Além disso, a operação inclui a comercialização via e-commerce na modalidade B2C, que cresceu durante a pandemia. A empresa foi de uma média de 200 pedidos por mês em 2019 para 200 pedidos ao dia nos últimos meses. 

“Para atender ao crescimento da demanda, estamos estruturando centros de distribuição voltados especificamente para o e-commerce, em Santa Catarina e no Espírito Santo. Neste cenário também já temos entregas que passam pela solução da Lincros, o que nos permite ter mais controle sobre o status do pedido”, conta Marcelo Correa, gerente de logística da Oxford.

Segundo o executivo, os ganhos trazidos pela solução da Lincros estão ligados à confiabilidade das informações.

“Com todo o processo de contratação de embarcadores — hoje são cerca de 10 distribuidoras terceirizadas no Sul e Sudeste do país — evitamos pagamentos em duplicidade da conta frete. Isso porque a automação dos dados garante uma operação eficiente e dentro das nossas necessidades”, avalia Correa.

A otimização do tempo para realização das atividades diárias foi outro ganho apontado pela empresa, uma vez que a plataforma permite o cadastro de cada transportadora contratada pela Oxford, com suas tabelas de fretes e particularidades específicas.

“Agiliza bastante o processo de conferência dos fretes, pois é possível verificar já de imediato se há alguma divergência no valor que a transportadora está nos cobrando. Houve redução de processos manuais, temos mais transparência nos valores dos fretes, possibilidade de pesquisas e relatórios com agilidade, consultas e comparativos em tabelas de fretes, pois ficam todas arquivadas", conta Lucelia Saifert, assistente de transporte da Oxford.

Fundado em 1953, o Grupo Oxford atua com as marcas Oxford, Biona e Strauss, comercializadas em mais de 60 países. Com mais de dois mil funcionários, a empresa tem sede em São Bento do Sul, Santa Catarina, além de outras três unidades no estado natal e no Espírito Santo.

A Lincros foi fundada em 2012 em Blumenau, Santa Catarina, e monitora mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, com mais de R$ 1,7 bilhões em conta frete passando por soluções da empresa.