Nokia Maps agora é Here. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Nokia pretende entrar na briga no setor de serviços de mapeamento, fornecendo aplicações de localização para além de sua própria linha de smartphones.

Segundo o IDG Now, a empresa tem o objetivo de atender dispositivos concorrentes que utlizam sistemas operacionais outros que não o Windows 8.

O processo se deu por conta da aquisição da Earthmine pela Nokia, um fornecedor de dados de imagem em 3D.

Com a entrada no mercado de mapas, a fabricante finlandesa disputará terreno com Google, Apple e de companhias dedicadas a estes aplicativos, como a TomTom.

"Queremos dar a todos que utilizam qualquer tipo de dispositivo a capacidade de usufruir da melhor plataforma de localização da indústria", disse o CEO da Nokia, Stephen Elop, durante evento em São Francisco.

MARCA

Para a sua plataforma de mapas, a Nokia usará a marca "Here".

A empresa já está trabalhando com fabricantes de sistemas automotivos e outras companhias do ramo de TI, incluindo a Amazon e a Oracle, para licenciar seus mapas, conforme destaca Elop.

Nas próximas semanas, a empresa disponibilizará seu aplicativo para iOS, segundo informações do diretor da divisão de localização e comércio da empresa, Michael Halbherr.

Desenvolvida em HTML5, o app gratuito oferecerá mapas, navegação, informações sobre o trânsito em tempo real, informações sobre transporte público, entre outras funcionalidades.

No primeiro trimestre de 2013, a Nokia disponibilizará o kit de desenvolvimento do Here para Android, permitindo que desenvolvedores incorporem mapas do Here e usem informações de localização da Nokia em seus aplicativos.

A Nokia também trabalhará com a Mozilla para trazer seus mapas do para o Firefox.

"As pessoas atualmente já possuem múltiplos dispositivos conectados, então eles precisam ter uma solução adequada ao consumidor, que precisa ter a certeza de que essa solução funcionará em qualquer lugar", afirmou Halbherr.