Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel. Foto: Divulgação.

A Embratel é a primeira empresa no Brasil a conquistar a certificação Ceeda (Certified Energy Efficiency in Data Centres Award). O selo CEEDA in Progress foi concedido para o Data Center Lapa, localizado em São Paulo. 

Representada globalmente pela DatacenterDynamics, a certificação Ceeda chegou ao Brasil em maio deste ano. A iniciativa reconhece a implantação das melhores práticas de eficiência energética no data center. 

O selo, criado pela instituição inglesa de standards de TI BSC, qualifica data centers em três níveis: ouro, prata e bronze.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento do selo Ceeda in Progress. Nossos clientes corporativos têm acesso a uma infraestrutura sem igual no país, que, agora, estará auditada e certificada também em eficiência energética”, diz Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel.

O Data Center Lapa da Embratel ocupa área total de 7 mil metros quadrados, sendo 2 mil metros quadrados de piso de TI. 

A certificação Ceeda faz parte de um programa internacional que realiza uma avaliação auditada e certificada, atestando a implementação das melhores práticas em eficiência energética dentro de um data center. 

O selo abrange um plano de ação operacional que tem como finalidade melhorar a avaliação de desempenho, permitindo às organizações a comparação da performance de suas instalações e a demonstração pública da liderança em eficiência energética do data center.

A iniciativa foi criado pela instituição inglesa de standards de TI BSC e é representada mundialmente pela Datacenter Dynamics.

No Brasil, as consultorias para adesão são oferecidas por duas empresas: a Aceco, gigante do ramo de construção de data centers; e a Apogee, uma consultoria paulista do mesmo ramo.