Ricardo Alário, CEO da Odata. Foto: Divulgação.

A Odata, provedora de infraestrutura de data center para a América Latina, conquistou em nove meses três certificações: ISO 9001, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 27001. Os selos estão ligados ao serviço de Colocation, a principal oferta da empresa.

A empresa criou um sistema que busca garantir gestão e processos de alta qualidade, melhores práticas do mercado e segurança de informação. O novo sistema será replicado para os data centers que serão inaugurados em breve.

“A Odata é uma empresa jovem e nosso mercado é muito competitivo. Sabemos que a agilidade nos ajuda a estar a frente. Além de estamos aderentes aos requisitos de mercado e das normas ISO, o sistema desenvolvido nos ajudará na escalabilidade de nosso negócio e será aplicado nos novos data centers que vamos inaugurar, um deles na Colômbia que será inaugurado em 2019, onde já investimos mais de US$ 100 milhões”, declara Ricardo Alário, CEO da Odata.

O sistema de gestão foi desenvolvido já pensando na certificação. 

“Realizar de forma integrada, atendendo aos requisitos das normas ISO 9001, 27001 e 20000-1, embora parecesse um desafio em um primeiro instante, foi muito natural ao longo da implementação. O alinhamento entre processos e requisitos da norma foi chave para conseguirmos construir o sistema e fazer tudo em um tempo absolutamente record”, afirma Bruno Pagliaricci, CTO da Odata.

A certificação ISO 9001 tem como objetivo estabelecer os processos de Gestão da Qualidade da organização e designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de Gestão da Qualidade para organizações em geral. 

Já a ISO/IEC 20000-1 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) sobre gerenciamento de qualidade de serviços de TI e tem como foco principal estabelecer as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. 

As normas da família ISO/IEC 27000 tratam do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) e tem como meta estabelecer controles internacionais de Segurança da Informação.

“A Odata tornou-se a única empresa no mercado brasileiro de colocation a possuir as 3 certificações. Essa conquista só foi possível pelo alto comprometimento da direção, trabalho preciso da equipe da qualidade, treinamentos contínuos e, principalmente, o engajamento de todos os nossos colaboradores e profissionais contratados”, complementa Pagliaricci.

A Odata é uma empresa do Grupo Pátria Investimentos especializada em Colocation. O data center de Santana do Parnaíba tem cerca de 13.500 m² de área construída, dos quais 5.600 m² são de piso elevado, em um terreno de 22.800 m² localizado na Grande São Paulo. 

Em outubro, a CyrusOne anunciou um investimento de US$ 12 milhões para adquirir uma participação de 10% da Odata. A CyrusOne tem mais de 45 data centers ao redor do mundo, que atendem a cerca de 1 mil clientes.