Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior.
A Senior, empresa de sistemas de gestão, acesso e folha de pagamento sediada em Blumenau, acaba de fechar a compra da paulista Mega, com forte penetração em sistemas de gestão para construção, entre outros segmentos.
As empresas não revelaram o valor do negócio, com o qual a Senior supera a casa dos R$ 400 milhões de faturamento e se consolida como a segunda maior companhia do setor no país, atrás da apenas da Totvs.
A negociação durou dois anos e foi intermediada pela consultoria Vaxel.
Em nota, a Senior não chega a revelar qual é o tamanho atual da Mega, apenas que já havia superado sozinha a marca dos R$ 300 milhões entre janeiro e novembro.
Em 2015, último ano no qual abriu resultados, a Mega faturou R$ 75 milhões.
Sediada em Itú, no interior de São Paulo, a Mega tem unidades em Curitiba, Recife , Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Natal, o que agrega um aumento de cobertura geográfica para a Senior, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste.
A Mega vinha "ajeitando" sua operação nos últimos anos, comprando canais representativos espalhados pelo país (um movimento similar ao feito pela própria Senior um pouco antes).
Os três sócios fundadores passaram para o conselho de administração e a diretoria foi concentrada em três profissionais.
São movimentos que facilitam uma aquisição. Agora, os sócios da Mega passam a compor o quadro societário da Senior.
Em 2015, a Mega cresceu 8,5% e não voltou a abrir números desde então, o que parece indicar que ela não cresceu desde então (é o que é possível inferir também dos números divulgados pela Senior).
De todas formas, a companhia conta com 15 canais de atendimento, 500 colaboradores e mais de 2 mil clientes em todo o território nacional.
Já a Senior tem 1,3 mil colaboradores, distribuídos em 20 operações próprias, às quais se agregam 100 canais de distribuição em todo o país.
Agora é ver como a Senior consegue explorar as sinergias com adquirida para acelerar seus próprios números.
Contando o faturamento da adquirida, a Senior terá um aumento de 40% no faturamento em 2018. Sem a Mega, o número ficaria provavelmente abaixo dos 10%.
Em 2017, a Senior havia crescido 10%, já em uma tendência de desaceleração dos resultados, que haviam sido de 15% em 2016, 16% em 2015 e 24% em 2014.