Foto: Pexels.

O Google ficou fora do ar na manhã desta segunda-feira, 14, afetando todos os serviços da plataforma, como Google Drive, Gmail e Analytics, que deslogaram usuários e apresentaram a mensagem de erro 503.

O assunto está repercutindo muito nas redes sociais, mas a extensão do problema ainda não está clara. O que se sabe é que a falha atingiu usuários no Brasil, porém a maioria dos relatos são nos Estados Unidos e em países da Europa.

Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços na web, o problema começou por volta das 8h30, atingiu um pico de mais de 20 mil reclamações em torno das 9h e voltou à normalidade antes da 10h.

quadro de status do Google Workspace reconheceu a pane às 8h55. Ela afetou todos os produtos do Google, como o YouTube, Google Meet, Google Forms, Google Keeps, Analytics e outros. 

De acordo com o site TechTudo, usuários foram deslogados sem permissão dos serviços do Google pelo PC, como o Google Keep e o Google Drive. 

No caso de acesso por aplicativos para celular, o programa teria apresentado erros variados, como falta de conexão com a internet, problemas para atualizar a página e o erro 500. 

Alguns relatos apontaram que quando um usuário tentava logar na conta Google, aparecia o erro “não foi possível encontrar a sua conta Google”, como se a pessoa não fosse cadastrada no serviço.

A companhia informou na página de status, às 9h31, que os serviços estavam sendo estabilizados aos poucos. "Esperamos uma resolução para todos os usuários em breve. Este período é apenas uma estimativa e pode sofrer alterações", dizia a mensagem. Os serviços foram restabelecidos às 9h52.

Às 10h31, o Gmail apresentou novos problemas, com os usuários afetados conseguindo acessar o serviço, mas vendo mensagens de erro, latência alta e/ou outro comportamento inesperado.

O Google se pronunciou sobre o assunto, publicando a seguinto nota: 

“Nesta segunda-feira,14, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro”.