Brasil está bem no ranking de DevOps. Foto: reprodução.

O Brasil foi apontado em um estudo da CA Technologies como a quarta maior referência global na adoção de soluções maduras de DevOps, metodologia de comunicação e otimização no desenvolvimento de operações de TI.

Segundo o levantamento, aproximadamente 16% das companhias que atuam no País já tiveram êxito total na implementação destas ferramentas, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia (25%) e Suíça (23%).

De acordo com a CA, o resultado é especialmente importante por inserir o Brasil à frente de mercados de primeiro mundo como Canadá, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

Apesar disso, o mercado brasileiro ainda tem potencial de crescimento, conforme aponta a multinacional. Atualmente, 60% das companhias que atuam no Brasil se consideram adeptas iniciantes ou parciais de ferramentas de DevOps, enquanto 24% dos entrevistados pontuaram que trabalham em empresas não-adeptas desse tipo de tecnologia.

“A pesquisa aponta ainda que é cada vez maior o número de empresas e corporações que identificam DevOps como fator crucial de contribuição para ganhos de competitividade, fidelização de clientes e resultados”, afirma Rodrigo Bernardinelli, diretor de Solution Sales para DevOps da CA Technologies para América Latina.

O levantamento ouviu 1,4 mil profissionais de TI com nível sênior e executivos de negócios de todo o mundo, apontando também verticais onde a metodologia tem maior participação.

Em todo o planeta, 1 em cada 4 empresas do setor são adeptas avançadas. O Varejo tem ganhado cada vez mais espaço, somando 16% de companhias consideradas “advanced adopters” e Serviços Financeiros tem 15%. Em contraponto, a indústria de bens de consumo aparece como a menos engajada (7%), seguida da área de Saúde (10%).