Os próprios motoristas do Uber desenvolvem muitas dúvidas no momento de contratar seu seguro. Foto: Pexels
O tema acerca do seguro para quem é motorista de Uber tem gerado muitas dúvidas e polêmicas. Este assunto tem sido bastante comentado nas mídias, e tanto pelos próprios motoristas como pelos passageiros, que se preocupam de estarem desprotegidos de possíveis riscos no trânsito. Quem nunca pensou: será que vou estar seguro em um Uber? Será que em situação de acidentes terei direito aos serviços de emergência de uma cobertura de seguro automobilístico?
Além das dúvidas e interesses constantes dos passageiros, os próprios motoristas do Uber desenvolvem muitas dúvidas no momento de contratar seu seguro. Isto deve-se porque esse tipo de transporte alternativo é recente na sociedade contemporânea. Apesar disso, é crescente o número de pessoas que aderiram ao serviço, principalmente pelos seus preços acessíveis, e a facilidade de contratá-lo.
Muitos condutores que hoje trabalham como Uber, antes possuíam um seguro de automóvel comum, porque utilizavam o veículo somente para suas demandas pessoais, como por exemplo, para fins de passeios, para ir ao trabalho, levar e trazer os filhos da escola, viajar, e etc. Assim, algumas das principais incertezas que surgem quando indivíduos decidem dedicar-se a nova profissão é: que tipo de seguro devo contratar para o meu veículo? Mantenho o mesmo ou existe um próprio para Uber?
O que é o seguro compreensivo normal?
Há alguns anos atrás, as pessoas quando contratavam seus seguros, contratavam os serviços de forma separada. Ou seja, as coberturas de proteção contra incêndio, alagamentos, quebra de vidros, roubos, furtos, dentre outras, eram postas em contratos separados. Desta maneira, isto significa que quando sucedia algum caso em que se necessitava acionar o seguro, tanto as empresas de seguro, quanto os clientes correm um risco maior de equivocar-se considerando a quantidade de apólices que tinham que averiguar para ver se o seguro cobria ou não determinado sinistro.
Em virtude disso, e como forma de facilitar a vida de seus clientes e das próprias seguradoras, foi inaugurado o Seguro Compreensivo. O seguro compreensivo abarca vários serviços que são considerados básicos para qualquer automóvel. Todos esses serviços estarão inscritos na mesma apólice de seguros. Neste tipo de cobertura estão incluídos geralmente: proteção contra roubo, furto, incêndio, prejuízos que possam ser causados pela natureza. Algumas seguradoras permitem que o consumidor, de forma autônoma, monte os serviços que mais lhe fazem falta, destinados à sua apólice.
Algumas coberturas, que são as adicionais, são necessárias que sejam contratadas a parte, e nestes casos está à mercê do cliente investigar quais se encaixam mais no perfil e no seu orçamento. Algumas destas adicionais são: cobertura de proteção dos vidros do seu carro, serviço de chaveiro, assistência em residência, serviços de guincho, entre outros. Estas coberturas fiquem à critério do condutor se serão contratadas ou não. Todos esses tipos de seguro para Uber começam a ser válidos no momento em que o passageiro entra no carro do Uber e se finaliza quando o mesmo termina a corrida, com o passageiro chegando ao seu destino.
Vale informar que existe também o seguro não-compreensivo que dispõe de uma menor quantidade de prestação de serviços. Regularmente este tipo cobre roubos, furtos e perda total do carro em casos de sinistro. Consequentemente este tipo de seguro também é menos custoso que o primeiro.
Que tipo de seguro eu devo contratar para o meu Uber?