Google abre I/O com várias novidades. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Reformulações nos serviços de buscas, mapas e chats são só algumas das reviravoltas que o Google promete para os próximos meses.

O anúncio, feito na abertura da I/O, conferência anual do Google iniciada nesta quarta-feira, 15, abordou recursos que o próprio gigante norte-americano reconhece que já estão no ar, mas não aproveitados em seu potencial máximo, como Knowledge Graph e Google Now.

No Knowledge Graph, por exemplo, que hoje tem cerca de 570 milhões de termos conectados, o objetivo é reconhecer palavras-chave referentes a pessoas, lugares ou coisas, e relacioná-las entre si para fornecer a resposta ao usuário, informa o ARS Technica.

Um exemplo deste uso seria listar ao usuário a filmografia de um ator ou localizar receitas culinárias quando o internauta fornecer somente ingrediente disponíveis em casa.

Já o Google Now entra em um pilar de conversação, como recurso chave do Glass, óculos de realidade aumentada que deve chegar ao mercado consumidor em 2014.

O VP do Google, Amit Singhal, também anunciou funcionalidades de reconhecimento de voz para perguntas e buscas, que já são uma realidade em versões mais recentes do Android, para uma multiplataforma do Chrome em breve.

O Now também cumprirá o papel de antecipar, sendo um software inteligente capaz de sugerir as melhores rotas ou melhores opções de restaurante, levando em consideração a posição ou preferência do usuário.

Segundo destacou a executiva Joanna Wright, a empresa quer que o Now seja uma "ferramenta de assistência que reúna tudo o que o usuário quer em um conjunto único de interações" - o que a Siri, da Apple, prometeu, mas ainda não cumpriu.

MAPS
A grande novidade do novo Maps é o recurso Map Maker, que permitirá a incorporação de dados dos usuários na base de informações dos mapas.

A inclusão de dados poderá ser através de comentários, avaliações de locais ou sugestões para outros internautas, ou até mesmo de fotos de locais, mostrando o interior de prédios, por exemplo.

Com este sistema mais interativo, o Google também pretende fornecer dados de popularidade de locais, o que pode ser de grande valia para turistas.

A nova versão do app permitirá que usuários façam um "zoom in" nos mapas, com a possibilidade de ver alguns locais de forma tridimensional. Para isso, a companhia incorporou dados do Google Earth ao Maps.

CHATS
Tudo integrado. A gigante das buscas quer todas as suas ferramentas de chat em uma única plataforma. O novo Hangouts integrará os chats de vídeo e mensagens do Google+ com as conversas do Gtalk e Gmail.

O serviço incluirá compartilhamento de photos, assim como novos emoticons e outros elementos nas mensagens, assim como a opção de arquivar todas as modalidades de conversação.

A unificação de suas ferramentas de chat chega em um momento em que a competição do segmento no mercado móvel se acirra.

Quem também pretende entrar com tudo nessa disputa é a Blackberry, que quer fazer bonito com seu elogiado serviço BBM, planeja lançar o app para Android e iOS em breve.