Thiago Ribeiro, coordenador do POA Digital. Foto: Ivo Gonçalves.

POA Digital, núcleo de comunicação digital da Prefeitura de Porto Alegre, colocou no ar o PoA App. O aplicativo contém informações sobre a cidade e seus eventos, e primeiramente será focado na Copa do Mundo.

O desenvolvimento foi feito pela Queen Mob, que venceu a concorrência organizada pela prefeitura com uma proposta de R$ 65 mil.

A ferramenta, disponível para Android e iOS, contará com dois menus, além de uma tela central com itens relacionados à copa do mundo, como programação, retirada de ingressos, Centro de Informações Turísticas, Fan Fest e estádio Beira-Rio.

“O aplicativo combina modernidade e simplicidade na utilização, para ampliar o alcance das informações sobre o que acontece na Capital”, afrima o prefeito José Fortunati.

Um menu do app é focado em informações para turistas e outro contém dados de Porto Alegre.

Na aba de turismo é possível encontrar informações sobre hotéis, restaurantes, passeios e pontos turísticos.

No outro menu estão notícias, dados sobre a história e de Porto Alegre, localização de pontos com wi-fi gratuito, e outros.

As informações são geolocalizadas e estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

Além disso, o app tem serviços como indicação de distâncias de outra cidade até Porto Alegre e hora na cidade, para quem está em outro fuso-horário.

“O maior desafio do projeto foi lidar com a grande quantidade de informações que foram inseridas na ferrramenta, para organizá-las de forma que não seja necessário mais do que um clique para a pessoa encontrar o que está procurando”, explica Samantha Carvalho, diretora da Queen Mob.

Depois da Copa do Mundo, o app continuará ativo, com notícias atualizadas da cidade, programação de eventos e os dados de Porto Alegre.

Thiago Ribeiro, coordenador do POA Digital, considera o aplicativo um legado da Copa do Mundo para a cidade. 

“A ferramenta surge para atender o público durante o evento, mas vai passar por uma customização pós-Copa para seguir como um aplicativo para a cidade”, destaca.

O PoA App foi desenvolvido sob a supervisão do POA Digital, vinculado ao Gabinete de Comunicação Social, com o apoio da Secretaria Municipal do Turismo.

A apresentação oficial da ferramenta será hoje, às 15h, durante a Business It South America (Bits) no Centro de Evento da Fiergs, em Porto Alegre.