Foto: Pixabay.
O Banco Semear, instituição financeira de Minas Gerais, adotou a solução de gerenciamento de riscos da SoftExpert, fornecedora catarinense de softwares e serviços para automação de processos empresariais, conformidade regulatória e governança corporativa.
Segundo a empresa, a escolha foi o SoftExpert GRC, pois o software permite a integração das práticas de conformidade e gestão de riscos com a gestão de processos, facilitando a tomada de decisões.
Atuando de maneira integrada, a ferramenta conta com os componentes de analytics, auditoria, controle de atividades, desempenho, documento, formulário, plano de ação, problema, processo, projeto, risco e workflow.
A implementação no Banco Semear começou pelo setor de contas a pagar, que é utilizado por todos na companhia.
Anteriormente, seu processo envolvia um formulário padrão e era necessário imprimir o documento, preencher, grampear com a nota, coletar assinatura e entregar no setor. Com a mudança, o volume de impressão da empresa foi reduzido em 75%.
Já na gestão de demandas do jurídico, houve uma redução de 60% no volume de e-mails e de 30% no tempo de atendimento.
“Não imaginávamos que a solução pudesse impactar tanto no dia a dia da organização. Com a automação do processo, ganhamos tempo, economia e segurança”, avalia Márcio Luiz Cabral Gonçalves, gerente do escritório de processos do Banco Semear.