INOVAÇÃO

Klabin entra no IPT Open Experience

15/06/2021 17:17

A primeira ação em conjunto será a construção de um centro de inteligência artificial.

Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos da Klabin. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Klabin, produtora e exportadora brasileira de papéis para embalagens, vai fazer parte do IPT Open Experience, programa realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado de São Paulo.

Por meio da participação, a companhia espera ampliar seu contato com o IPT, assim como com startups, empresas, investidores, governo, centros de pesquisa e universidades parceiras da iniciativa.

A primeira ação em conjunto será a construção de um centro de inteligência artificial, que terá como foco o aumento da produtividade da indústria brasileira e incluirá o envolvimento de startups.

Seu objetivo será equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, desenvolvendo e disponibilizando aplicações de IA que concorrerão para a implantação e consolidação da Indústria 4.0 no país.

O centro deve contar com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de outras seis empresas, entre elas a Klabin.

Segundo a Klabin, esse é mais um passo importante na sua estratégia de open innovation, conceito que está relacionado com a inovação colaborativa entre indústrias, governos, instituições de pesquisa e outros.

"A inovação é um direcionador importante para a evolução dos nossos negócios e está presente em toda a nossa história. Estamos muito satisfeitos em integrar o hub do IPT Open Experience, um ecossistema formado por importantes players tecnológicos”, afirma Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos da Klabin.

Com uma equipe de pesquisadores formada por mestres e doutores, a empresa já possui cinco rotas de Pesquisa & Desenvolvimento: desenvolvimento da base florestal, desenvolvimento de celulose, linha de papéis, novas tecnologias de base florestal e redução de impactos ambientais.

Fundada em 1899, a Klabin conta com 19 mil colaboradores em 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, atendendo segmentos como alimentação, higiene e limpeza.

A companhia é a única produtora de celulose fluff no Brasil, insumo utilizado na produção de fraldas descartáveis infantis e geriátricas. Só no país, a empresa é responsável pelo abastecimento de 50% deste mercado.

Localizado dentro do campus da USP, o IPT é um dos maiores centros de pesquisa e tecnologia dos país, com 34 laboratórios em 122 mil m² em área construída com equipamentos e estruturas de pesquisa acessíveis aos integrantes do IPT Open Experience.

O programa abriu o campus para empresas de todos os portes e quaisquer setores econômicos instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem de hubs envolvendo startups, clientes, fornecedores, universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente.

O IPT é presidido por Jefferson de Oliveira Gomes, professor do ITA desde 2004 que já passou por instituições como SENAI e Renault. Já o IPT Open Experience é dirigido por  Alessandro Rizzato, ex-Solvay e Instituto de Pesquisas Eldorado.

Veja também

PACTO
Rio Grande do Sul terá rede de inovação em baterias

PUC-RS, UFRGS e Unisinos têm acordo em área chave da indústria do futuro.

ESTADOS UNIDOS
Brasileira é chief de data science, AI e inovação na IBM

A executiva Gabriela de Queiroz está na companhia desde 2018 e acaba de ser promovida.

LGPD
Inovação digital deve seguir conceito Privacy by Design

Velocidade da expansão dos ambientes digitais e leis de privacidade trazem desafios.

STARTUP
Kainos tem novo diretor de CX e inovação

O francês Antoine Faugeres fez carreira na Leroy Merlin por mais de 15 anos.

CONTRATAÇÃO
Teltec Solutions tem novo head de inovação

João Otávio Costa vem da consultoria paulistana Layer Network Consulting.

ECOSSISTEMA
Ex-IBM assume hub de inovação da Capgemini

Silvio Dantas será diretor do Applied Innovation Exchange brasileiro, lançado em 2020.