SAP e Toyota criam solução para nunca faltar gasolina no carro. Foto: divulgação.

A SAP anunciou, em parceria com a Toyota e a norte-americana VeriFone, um projeto de coinovação para criar um sistema para simplificar a experiência de abastecimento de combustível.

O protótipo criado pelas empresa propõe uma plataforma que permite, com apenas um clique na tela, ao motorista encontrar o posto de gasolina mais próximo. Além disso, a solução permite que o motorista autorize o pagamento por meio eletrônico, recebendo cupons personalizados.

A solução é desenvolvida sobre a plataforma SAP Hana Cloud, permitindo o processamento de dados em tempo real e na nuvem de dados como a localização, a rota e o nível de combustível do veículo, bem como pontos de interesse.

A VeriFone fornece soluções de pontos de venda (POS) e a Toyota, por meio de seu Centro de Informação e Tecnologia (Toyota ITC), os dados de telemática, informando o motorista sobre o nível de combustível e já fornecendo em tempo real informações sobre possíveis pontos de abastecimento.

Também são consideradas pelo sistema, as opções pessoais previamente informadas pelo motorista, incluindo postos de gasolina de preferência e estabelecimentos participantes do programa.

Quando o carro chega ao posto de gasolina e estaciona próximo à bomba, o motorista pode autorizar a transação com um único clique na aplicação instalada no dispositivo móvel. Os postos de gasolina também podem oferecer descontos, pontos de fidelidade e outros cupons com base no perfil do condutor.

Segundo Gil Perez, vice-presidente sênior da área de carros conectados da SAP, as soluções da empresa alemã estáo usando o poder de processamento do Hana e a nuvem para aproximar os carros conectados àrealidade dos consumidores".

"Nossa colaboração com a Toyota e a VeriFone está transformando modelos de negócios e oferecendo às pessoas uma experiência simples e intuitiva. Nossas tecnologias de nuvem e SAP Hana podem ajudar setores como o automotivo, de petróleo e gás a realizar coisas que simplesmente não eram possíveis ou mesmo imagináveis no passado", destaca Perez.

A entrada da SAP no mercado de carros inteligentes e conectados é mais um indício de como este segmento está se aquecendo. Empresas de tecnologia e comunicação como Ericsson, Apple e Google também estão investindo para não ficar de fora.

A Ericsson desenvolve desde 2012 com a Volvo uma solução de nuvem global da Ericsson para permitir que motoristas, passageiros e os carros se conectem a serviços disponíveis na nuvem. Com a aplicação, motoristas e passageiros serão capazes de acessar informações e navegar a partir de uma tela no carro.

O Google, por sua vez, se aliou com quatro montadoras (General Motors, Hyundai, Honda e Audi) e a fabricante de chips Nvidia para levar o sistema operacional Android Auto para veículos a partir deste ano, em uma iniciativa chamada Open Automotive Alliance.

A união tem o objetivo de criar uma plataforma comum e aberta para inovar e tornar veículos mais seguros e intuitivos, uma proposta mais ambiciosa que o que foi ensaiado recentemente pela Apple, que levou seu sistema Siri para os carros para uma plataforma de uso do telefone dentro do carro sem utilizar as mãos.

No caso do Google, o plano é levar o conceito de carros conectados a um novo nível, com recursos além do uso de ferramentas já conhecidas, como GPS, telefone e rádio.