Helisson Lemos será o Chief Digital Officer da Via Varejo. Foto: Divulgação.

Helisson Lemos vai deixar o cargo de COO da Movile para assumir a liderança da área digital da Via Varejo em agosto. O executivo será o Chief Digital Officer do grupo de varejo e e-commerce.

Lemos passou os últimos dois anos na Movile. Como COO da companhia, atuou com diversas plataformas controladas pela empresa, como iFood, Sympla, Zoop, Playkids, Maplink e outros.

Antes, atuou por 17 anos no Mercado Livre, onde atuou em cargos como diretor de marketing e vendas, até chegar à posição de vice-presidente e country manager para o Brasil.

Com a chegada de Helisson, a Via Varejo fecha seu time de executivos da alta liderança da empresa, que conta também com Abel Ornelas (COO), Orivaldo Padilha (CFO), Sergio Leme (CAO) e o diretor executivo Felipe Negrão.

Lemos irá liderar as áreas de TI e inovação, incluindo marketplace e full-commerce, além de recursos humanos.

"Não há transformação digital sem mudança de mindset e sem que todos estejam envolvidos. Por isso é fundamental que a área de RH seja o motor dessa transformação. É um agente estratégico para a revolução do negócio, especialmente em um time como o da Via Varejo, com mais de 45 mil colaboradores”, explica Lemos.

A contratação do executivo tem relação com a venda do controle da Via Varejo pelo Pão de Açúcar, que deixou a família Klein novamente como principal acionista da companhia. Após a transação, a varejista passa por uma reformulando a equipe.

O Estado de S. Paulo afirma que  a empresa demitiu 12 executivos de alto escalão entre junho e julho para substituí-los por nomes de confiança da nova gestão.

A Via Varejo é responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio. Em 2018, a empresa teve prejuízo líquido de R$ 267 milhões, ante lucro líquido de R$ 168 milhões em 2017.