Érika Fernandes Cota e Luciana Nedel. Foto: Guilherme Fetter Ferreira.

Luciana Nedel, ex-vice-diretora do Centro de Empreendimentos em Informática, uma das incubadoras de empresas da UFRGS, foi nomeada diretora nesta quinta-feira, 14.

A nova diretora substitui Ingrid Jansch Pôrto, que ocupava o cargo nos últimos sete anos. A nova vice-diretora é Érika Fernandes Cota. As três são também professoras da universidade federal.

“O que queremos nesta gestão é construirmos uma ponte entre os laboratórios de pesquisa e a geração de empreendimentos. Acreditamos que o ambiente acadêmico reúne os elementos certos para o desenvolvimento de negócios de sucesso”, afirma Luciana.

A UFRGS foi o berço de uma série de empresas importantes do setor de eletroeletrônica gaúcho, como Altus, Digitel e CP, além de manter convênios com multinacionais como Microsoft, HP e Dell.

Fundado em 1996, o CEI é a primeira incubadora de tecnologia fundada no sul do país, já tendo lançado 40 projetos no mercado.

De acordo com o ranking QS Latin American University Rankings, a UFRGS está na 12ª posição entre as 300 universidades da região.

Entre as universidades brasileiras, a UFRGS ocupa a sétima posição.

A listagem é calculada com base  indicadores de reputação acadêmica, citações em artigos, produção de artigos, proporção de docentes com doutorado, impacto na web e número de estudantes. 

Os melhores indicadores da UFRGS são em produção de artigos (4º lugar)  e impacto na web (3º lugar), neste item são considerados os repositórios digitais e a posição no Webometrics, ranking liderado na região pelo Lume da UFRGS.