Fabrizio Tassitano, gerente de produtos e projetos do Mercado Eletrônico. Foto: Divulgação.
O Mercado Eletrônico, líder na América Latina em comércio eletrônico B2B, fez uma virada nos seus processos internos para trabalhar com metodologias ágeis e design thinking.
Na área de desenvolvimento de software, a mudança envolveu a reorganização em times multifuncionais orientados por uma equipe de liderança.
“Cada integrante do time é responsável por todas as entregas e os grupos possuem autonomia para tomar decisões na busca de entregas de valor”, afirma Fabrizio Tassitano, gerente de produtos e projetos do Mercado Eletrônico.
O time de desenvolvimento, com 35 colaboradores, passou a fazer entregas mais frequentes, focadas em encontrar o chamado MVP, como é conhecido no jargão de startups o produto mínimo que é viável para resolver um problema.
O organograma das áreas foi conservado internamente para questões de avaliação, plano de carreira, liderança técnica e gestão de RH.
As implementações costumam ter ciclos de aproximadamente um mês, aos finais do qual o cliente tem que perceber uma entrega de valor.
Há casos de ciclos que levaram apenas uma semana e, na média, o prazo de entrega caiu pela metade, ao mesmo tempo que o custo médio dos projetos diminuiu 15%.