Daniela Fontolan.

Daniela Fontolan, ex-diretora para canais e alianças da FICO para América Latina, acaba de assumir o cargo de executiva senior de alianças na Pegasystems, empresa americana de CRM que está investindo forte no Brasil.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete.

Fontolan estava há um ano e meio na FICO, vinda da SAS, outra multinacional de software de análise de dados, onde desempenhava uma função similar.

A executiva fez carreira na área de canais, tendo sido gerente em posições relacionadas com o tema na Oracle, SAP e CA.

Fontolan começou a carreira na Officer, ainda nos anos de glória da distribuidora, entre 1997 e 2004.

A Pegasystems abriu uma operação em São Paulo em 2019 e desde então vem contratando executivos.

Em junho, foi contratado Rafael Lameirão, ex-VP na concorrente Salesforce, para assumir seu recém-criado cargo de head de vendas para a América Latina.

O executivo irá se reportar a Maurício Prado Silva, diretor-geral da Pegasystems para América Latina, contratado no início deste ano vindo da Oracle, onde era  vice presidente de vendas da área de Business Applications.

Prado é um reforço de peso. Antes da Oracle, ele foi por quatro anos presidente da subsidiária brasileira da SalesForce, a principal player no mercado mundial de CRM.

Ele foi também gerente-geral da Divisão Dynamics da Microsoft, onde está o produto de CRM da empresa.

Apesar de ser um nome recente no país, a Pega tem alguns clientes de peso, entre o maior deles a Oi, que usou a plataforma da empresa para criar um sistema unificado 22 operações, nove mil agentes de central de atendimento e 1 mil lojas.

Fundada há 35 anos, em Massachusetts, a Pega conta com mais de 4 mil colaboradores em 38 países, tendo Estados Unidos, Reino Unido e Austrália como suas principais bases. A empresa fatura anualmente cerca de US$ 900 milhões.