Foto: divulgação.

A Oracle anunciou a abertura de 1,5 mil vagas gratuitas no seu programa Oracle Next Education (ONE), de cursos de Tecnologia da Informação e empreendedorismo, para auxiliar na capacitação de pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho.

Segundo a empresa, que não disponibilizou link de inscrições, o processo vai acontecer através das instituições Gerando Falcões, PROA, Soul Bilíngue, Meninas Negras, Oi Futuro, Cloud Girls, Labora e Somos CIEE.

A formação conta com treinamento on-line de aproximadamente 420 horas. Além do conteúdo técnico sobre TI, também serão trabalhados assuntos como aptidões para aprimorar a comunicação, preparação para o mercado de trabalho e práticas de como inovar. 

Além disso, clientes e parceiros da Oracle deverão considerar os participantes do programa em eventuais processos seletivos.

O programa ONE foi lançado em dezembro de 2019 mas, na ocasião, o valor do curso foi estabelecido em R$ 99, podendo ser pago em até seis vezes — preço que ainda aparece no site do projeto. Já as oportunidades gratuitas estarão disponíveis somente através das ONGs citadas. 

A Oracle aponta que hoje há uma lacuna de aproximadamente 300 mil profissionais de TI no Brasil e as vagas não estão sendo ocupadas por falta de especialização necessária.