IA

Mercedes-Benz cria chatbot com Cedro

15/09/2021 12:15

As empresas desenvolveram a Mia, assistente virtual voltada ao público interno da montadora.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Mercedes-Benz, líder no segmento de veículos pesados no Brasil, adotou a solução Chatbot People, da mineira Cedro Technologies, para criar a Mia, sua assistente virtual voltada ao público interno.

O objetivo da plataforma é dar acesso a uma central para os colaboradores, reunindo informações de diversas áreas da empresa, como Tecnologia da Informação, recursos humanos, finanças e outros processos internos.

A solução foi inicialmente pensada para conter informações da área de TI mas, com a grande interação observada, a empresa resolveu incluir outras áreas como RH e financeira.

Para isso, a companhia direcionou uma pessoa interna, com conhecimento técnico e dos processos, para trabalhar focada na assistente. 

Segundo Ana Nacif, IT digital workplace manager da Mercedes-Benz, a Mia é um sucesso entre os colaboradores e passou a ser um apoio para a fábrica como um todo. A principal melhoria observada com a adoção do chatbot foi justamente na experiência dos funcionários.

Isso significou uma redução no atendimento do Help Desk, com queda de 40% no volume de atendimento.

Além disso, a gerente considera que o interesse das outras áreas em também fazer parte do projeto foi um ganho interno. “As pessoas adotaram a MIA”, afirma Nacif.

A Mercedes-Benz do Brasil produz caminhões e ônibus com unidades em São Bernardo do Campo, Campinas e tem campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais. É a maior operação da montadora alemã no país, com 10 mil funcionários.

Fundada em 2005, a Cedro Technologies tem sede em Uberlândia, Minas Gerais, Lab em Patos de Minas e filial em São Paulo. 

Além do chatbot, a empresa oferece soluções voltadas ao setor financeiro,  outsourcing, gestão de cadastro digital e validação de dados cadastrais e compliance.

Veja também

CHATBOTS
Ex-Facebook assume marketing da Botmaker

Federico Biquard agora é head de business marketing da empresa no Brasil e na América Latina.

TENDÊNCIAS
Atendente virtual da TIM usa linguagem neutra

Script do robô passou por 90 modificações para evitar palavras com “teor masculino”.

NOMES
PWIT contrata ex-Totvs

Nogueira assume o comercial na parceira SAP Business One.

CAPACITAÇÃO
Falconi treina consultores com Konviva

A universidade corporativa utilizava um LXP, mas na pandemia precisou mudar para um LMS.

SAÚDE
Viveo gere processos com Pipefy

Com implantação da integradora AP Interactive, o sistema automatizou o atendimento ao cliente.

E-COMMERCE
Locaweb compra Octadesk por R$ 102 milhões

Startup fundada em 2015 tem hoje 2,5 mil clientes dos seus chatbots.