Grupo Zaragoza está reorganizando a sua TI. Foto: Pexels.

O Grupo Zaragoza, dono das bandeiras Spani Atacadista e Villarreal Supermercados, está adotando uma série de soluções da SAP, começando pelo sistema de gestão S/4 Hana, em um projeto com consultoria da Seidor.

A lista de novidades inclui ainda o software de RH na nuvem SucessFactors, as soluções SAP Sales Cloud, SAP Analytics Cloud e a suíte fiscal da Seidor, o 4TAX.

O projeto abrange cerca de 40 unidades de negócios do Grupo Zaragoza, que iniciou suas operações em 2003 na região de São José dos Campos. 

Ao todo, são 31 lojas com as bandeiras Spani Atacadista e cinco da Villarreal Supermercados, distribuídas em 22 cidades no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro na região sul fluminense.

A empresa foi o primeiro lugar no quesito taxa de crescimento de acordo com a 42ª edição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados.

Com o projeto, o Grupo Zaragoza está substituindo uma série de soluções desenvolvidas internamente. 

“Queríamos uma solução robusta, confiável, com tecnologia de ponta e boas práticas de mercado, e as soluções SAP aliadas ao software fiscal e a experiência da Seidor atendem a estes pontos”, afirma Paulo Sérgio Gouveia, CIO do Grupo Zaragoza.

Gouveia foi contratado pelo Grupo Zaragoza em fevereiro e é um executivo experiente, com passagens por cargos de liderança na área de tecnologia do Walmart, EMS e Grupo Rodobens.

O profissional foi também CIO na PST Eletronics entre 1996 e 2010, sendo responsável por um projeto pioneiro com tecnologia SAP no segmento de médias empresas no Brasil.

A Seidor fechou 2018 com um faturamento de R$ 106 milhões no Brasil, um aumento de 20% em relação a 2017.  

Não foram abertos dados do país para 2019, mas em nível mundial o faturamento foi de US$ 520 milhões, uma alta de 13%. A empresa tem 5 mil funcionários em 37 países.

No Brasil, a Seidor tem filiais em São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vila Velha e Porto Alegre.

A Seidor tem projetos em S/4, C/4H, Ariba e Successfactors e tem uma base importante de implementação do ERP para pequenas e médias Business One, totalizando mais de 200 entregas no país.

REFORÇO

A Seidor trouxe um reforço para a sua área de varejo em junho, ao contratar Álvaro Farana, ex-CEO da Start IT, para liderar uma nova área na companhia focada no segmento.

Farana tem 25 anos de experiência em tecnologia para varejo, incluindo a presidência da Tlantic, uma empresa de tecnologia criada pela rede de supermercados portuguesa Sonae.

Além da Tlantic, Farana também tem passagens como CIO pelo Sonae Distribuição e VP na varejista de material de construção Dicico. Farana não era sócio na Star IT, que continua suas operações.