Adelino Raymundo Colombo, fundador da Lojas Colombo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O empresário gaúcho Adelino Raymundo Colombo, fundador da Lojas Colombo, faleceu nesta sexta-feira, 15, por volta das 11h40, por falência de múltiplos órgãos.

De acordo com o site GaúchaZH, Colombo tinha 90 anos de idade e estava internado há uma semana no hospital São Francisco, unidade da Santa Casa de Porto Alegre especializada em cardiologia intervencionista. 

O executivo deixa esposa, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos. 

O velório e sepultamento acontecem na cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, em serviço restrito aos familiares e amigos próximos por conta da pandemia.

Adelino Colombo nasceu em 1930 em Nova Milano, quarto distrito do município de Farroupilha, em uma família de agricultores. O empresário fundou a Lojas Colombo há 61 anos, quando começou a fortuna bilionária vendendo televisores de porta em porta.

O executivo trabalhou até seus últimos dias de vida como presidente do Conselho Administrativo da empresa. No cargo de vice-presidente, está o seu neto Eduardo Colombo, segundo a companhia "preparado pelo avô desde criança para liderar", o que indica uma possível sucessão. 

O fundador tentou em diversas ocasiões fazer uma transição no comando da empresa, retornando sempre para a linha de frente do negócio.

Em 2002, contratou Eldo Moreno, ex-Magazine Luiza e ex-Pernambucanas, mas reassumiu o cargo em 2005. 

Em 2011, aos 80 anos, o empresário fez nova tentativa, nomeando à presidência Gustavo Courbassier, do Bradesco, que acabou deixando a empresa pouco tempo depois.

Logo em seguida veio da Azaleia Rodrigo Miceli Piazer, que durou dois anos e saiu em 2015.

Em 2018, o empresário indicou a filha Gissela Franke Colombo Berlaver ao cargo de presidente, mas reassumiu a posição seis meses depois.

A Lojas Colombo é a maior rede de eletromóveis do Sul e a 10ª do país, com 305 lojas e mais de 4 mil funcionários. 

Além da rede varejista, o Grupo Colombo é composto pelas empresas Crediare, ColomboCred, Colombo Motors, Colombo Consórcios, Colombo Casa Pet, Feirão de Móveis e Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo.