A Credz implantou a ferramenta Adobe Campaign para gerir suas ações de marketing. Foto: Divulgação.

A Credz, bandeira e administradora de cartões de crédito, implantou a ferramenta Adobe Campaign para gerir suas ações de marketing.

Com uma carteira de 40 parceiros de redes varejistas que totalizam mais de 1,3 milhão de consumidores em todo o Brasil, a Credz buscou a ferramenta para promover campanhas relevantes para os clientes e acelerar o relacionamento com os clientes das lojas parceiras. 

Antes, para ações como a definição da base de clientes – que dependia da solicitação para outra área – a empresa levava, em média, três dias para obter o mailing. Este tempo foi reduzido para 10 minutos com a implantação do Adobe Campaign.

Uma das parceiras da Credz, a varejista de artigos de surfe Tent Beach, aponta que após a orquestração de e-mails marketing do cartão da loja passar a ser feita com o Adobe Campaign, a marca registrou, em uma única ação, crescimento de 62% no faturamento em recorrência de compras no cartão da marca. 

A necessidade de estabelecer réguas de relacionamento nasceu junto com o negócio da Credz, apresentada ao mercado em 2011. 

Segundo Fernanda Carranque, coordenadora de pós-vendas da empresa, o objetivo junto às parcerias firmadas no varejo é manter os cartões ativos, contribuindo para a fidelidade dos clientes às lojas e, consequentemente, com as vendas feitas por elas.

“Antes, os dados da base de clientes eram inseridos numa planilha e tudo era muito manual. Assim, ocorria um enorme esforço humano de conferência das informações para evitar que, por exemplo, o cliente da loja ‘x’, recebesse a comunicação da loja ‘y’, além de muitas vezes não conseguirmos atender às datas ideais para o envio da comunicação”, reconhece Fernanda.

Atualmente, a régua de relacionamento com os clientes contempla canais SMS e e-mail marketing. 

Paralelamente à customização, o Adobe Campaign entregou à Credz a possibilidade de integração dos canais SMS e e-mail. Na interface da solução, a administradora de cartões consegue determinar se a comunicação será disparada para a base nos dois canais e definir a ordem dos contatos e mensagens que são enviadas.

“Antes, não havia uma gestão que contemplasse todas as pontas, então muitas vezes o cliente recebia mais de uma mensagem e de modo nada orquestrado”, contextualiza a coordenadora de pós-vendas.

O processo de implementação, que levou quatro meses, teve como ponto mais trabalhoso a integração da solução da Adobe com a plataforma da Zenvia, responsável pelos disparos de mensagens SMS à base de clientes dos varejistas parceiros.