Rede atende mais de 120 mil pacientes​ por ano em 60 especialidades. Foto: divulgação.

O Hospital Sírio-Libanês (HSL), um dos mais conceituados de São Paulo, acaba de implementar a solução HealthShare, da InterSystems, para gerir políticas de consentimento e compartilhamento de dados dos pacientes.

Segundo a empresa, as instituições de saúde precisam gerenciar um grande volume de informações oriundas de diferentes sistemas e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ampliou as exigências na questão de compartilhamento das informações clínicas e resultados de exames. 

Agora, há mais controle por parte dos órgãos reguladores e o paciente pode escolher qual nível de informação ele quer que seja compartilhada no ecossistema da saúde.

Para centralizar esses dados, o HSL optou pela ferramenta da InterSystems, que consegue reunir todas as informações geradas por vários sistemas, mesmo de outras instituições, e consolidar tudo em um único repositório. 

Com garantia da rastreabilidade, o sistema detecta quem elegeu a política de compartilhamento dos dados e quando decidiu. Caso revogada a decisão, a data é apontada.

O software também acusa quem acessou as informações a qualquer tempo, estando bloqueadas ou não. Em uma segunda etapa, gera um relatório com um conjunto de informações solicitadas pela Agência Nacional de Proteção de Dados. 

Segundo a empresa, a gerência da segurança da informação do Sírio-Libanês trabalha há um ano e meio para garantir que todos os seus processos estão adequados à LGPD, além da legislação específica do setor da saúde.

No projeto, a rede de hospitais focou nos dados da Gestão do Consentimento da Saúde Corporativa, um programa voltado para empresas e seus colaboradores. No futuro, o novo sistema deve integrar outras áreas do hospital.

“Estamos ajudando o HSL a garantir a rastreabilidade da coleta, do aceite de políticas e do consentimento do uso dos dados dos pacientes. Eles podem eleger as políticas de consentimento e ter a certeza de que serão respeitadas”, garante Leonardo Paiva, gerente de projetos da InterSystems no Brasil.

Fundada em 1978, a InterSystems é uma companhia de capital privado sediada em Cambridge, nos Estados Unidos, com escritórios em outros 21 países. Seus softwares são usados por milhões de pessoas em mais de 80 países.

Já a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês foi fundada em 1921 e hoje conta com três unidades em São Paulo e quatro em Brasília, atendendo anualmente mais de 120 mil pacientes​ em 60 especialidades.