Salesforce oferece novas ferramentas para desenvolvedores. Foto: flickr.com/photos/calliope

Tamanho da fonte: -A+A

A Salesforce anunciou uma nova plataforma voltada para o desenvolvimento de aplicativos móveis para o mercado corporativo, a Salesforce Platform Mobile Service.

O objetivo da novidade é acelerar a criação de apps corporativos tão “produtivos e envolventes quanto os aplicativos de consumo”.

Uma das funcionalidades é o SDK Mobile Salesforce 2.0, projeto open source que oferece conectividade dos dados empresariais com qualquer aplicativo móvel para dispositivos Android e iOS.

O SDK também permite que apps HTML5 utilizem recursos como a câmera do dispositivo e de geolocalização, e fornece bibliotecas adicionais para requisitos-chave da empresa, tais como autenticação e armazenamento offline seguro.

A nova oferta também inclui pacotes para desenvolvedores móveis de início rápido. É possível criar aplicativos móveis HTML 5, híbridos ou para qualquer plataforma com acesso aos dados da Salesforce em tempo real.

Os pacotes móveis entregam as REST APIs da Salesforce Platform por meio de frameworks JavaScript – AngularJS, Backbone.js e jQuery Mobile – com a pretensão de oferecer uma melhor flexibilidade de desenvolvimento.

A companhia também está ofertando um programas para ajudar seus clientes que não possuem familiaridade com a criação desse tipo de aplicativo. O Salesforce Mobile Accelerator Program funciona com a consultoria de especialistas e parceiros de implementação.

O projeto oferecerá práticas de formação e melhores práticas em arquiteturas de referência, arquitetura móvel e certificação de consultor.